quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VOCÊ SABIA!

            Prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica. Consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, nessa época do ano, a duração do dia é significativamente maior que a da noite.
Com isso, o momento de pico de consumo de energia elétrica é retardado em uma hora. Usado várias vezes no Brasil no decorrer do século XX, o horário de verão é retomado a partir de 1985. Este ano vai iniciar no dia 17 de outubro de 2010 e terminará no dia 20 de fevereiro de 2011. Nas seguintes regiões: Sudeste, Sul e centro-oeste.

A economia resultante da adoção no horário de verão equivale, em média, a 5% do consumo nacional de energia. No horário de pico, entre 17h e 22h, a redução registrada é de 1.480 MW, ou cerca de duas vezes a capacidade de geração da usina nuclear Angra I.
O horário de verão é um assunto bastante polêmico, gerando bastante controvérsia e possui defensores tanto do lado de quem quer que ele continue como do lado de quem acha uma insensatez.
Após a leitura do texto, responda:
1)    Qual o objetivo do horário de verão?

2)    Em que consiste o horário de verão?

3)    Quando começou e quando terminará?

4)    Quais as regiões que adotaram o horário de verão?

5)    Dê sua opinião sobre o horário de verão?
OBS. PODE-SE FAZER UM DEBATE ENTRES OS ALUNOS OU UMA ENQUETE SOBRE A PARTE POLÊMICA DO HORÁRIO DE VERÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário