quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DANDO VIDA AOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS 2

A importância da Física nos dias atuais 

ANO/CICLO/SÉRIE: 9.ºano/8.ª série

DURAÇÃO: 2 meses

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Interdisciplinar

JUSTIFICATIVA:
Promover a aquisição do conhecimento cientifico que auxiliem a compreender a realidade natural, social e simbólica .

OBJETIVOS:
î  Valorizar, respeitar e aprimorar os conhecimentos adquiridos, confrontando com os conceitos aprendidos atualmente;
î  Desenvolver habilidades de observação, pesquisa, proposição de questões, formulação de hipótese e conclusões, adquirindo noções sobre os métodos científicos;
î  Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformações, espaço, tempo, movimento e força;
î  Reconhecer as diferentes formas de energia;
î  Perceber que energia em suas diversas manifestações é necessária para transformar a matéria;
î  Compreender que a condição de movimento ou repouso de um corpo deve ser aplicada sempre em relação a um referencial;
î  Perceber que a velocidade é a medida da rapidez com que um corpo muda de posição;
î  Compreender a força como uma ação que age diretamente ou a distância; perceber que essa ação movimenta, para ou deforma o corpo;
î  Verificar que existe a realização de um trabalho quando uma força consegue deslocar um corpo;
î  Perceber que as maquinas são dispositivos criados para realizar trabalho e diminuir o esforço para realizá-lo.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Incentivar a realização de trabalhos em grupo e a importância de cada membro da equipe;
à Indicar diferentes fontes de informações para realização de atividades;
à Acompanhar e orientar as atividades e informações que circulam na sala, trazidas pelos grupos.

ETAPAS PREVISTAS:
Ü  Conversa informal acercado conhecimento prévio dos alunos;
Ü  Pesquisa sobre o assunto estudado;
Ü  Debate e seminário;
Ü  Organização de atividades a serem realizados pelos grupos.

CONTEÚDOS:
ø  Energia e massa
ø  Os movimentos
ø  As forças
ø  Princípios da dinâmica

AVALIAÇÃO:
Deve ser continua, analisando:
ó Auto-avaliação dos grupos;
ó Resolução de problemas;
ó Mapas conceituais;
ó Debate e seminário;
ó Empenho e participação dos alunos em relação ao trabalho executado;
ó Pontualidade na entrega do trabalho.

BIBLIOGRAFIA
1.    PROJETO ARARIBÁ – CIÊNCIAS – Ed. Moderna
2.    CIÊNCIAS – Carlos Barros – Ed. Ática
COLABORADORES
1.       Evelyne de Novaes Vasco
2.       Ítala Núbia F. Mendes
3.       Ana Rosa de Barros
4.       José Amauri Fausto
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário