sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DANDO VIDA AOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA 3

Os conflitos mundiais do século XXI



ANO/CICLO/SÉRIE: 9.º ano/8.ª série

DURAÇÃO: 2 meses

ÁREAS DE CONHECIMENTO: História/Geografia/Português

JUSTIFICATIVA:
O desempenho deste projeto tem como objetivo fazer o aluno entender que a superpopulação se deu a partir do imperialismo, com a competição dos países na corrida para o mercado consumidor e exploração de territórios.

OBJETIVOS:
î Compreender a origem da desigualdade social;
î Relacionar os países desenvolvidos com os subdesenvolvidos;
î Compreender de que forma a má distribuição de renda tem afetado os países em geral;
î Conhecer as conseqüências do aumento populacional, que não foi acompanhado com o desenvolvimento econômico;

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Incentivar a realizar os trabalhos em grupos, lembrando do compromisso de cada componente;
à Indicar as diferentes fontes de informação para a realização da pesquisa;
à Acompanhar e orientar as informações que chegam á sala, obtidas pelos grupos;

ETAPAS PREVISTAS:
Ü Questionamentos sobre os conhecimentos prévios dos alunos;
Ü Pesquisa sobre o tema estudado;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos grupos;
Ü Organizar uma apresentação para os demais alunos da escola.

CONTEÚDOS:
ø Superpopulação e Fome
ø AIDS
ø A questão ecológica
ø A má distribuição da renda

AVALIAÇÃO:
A avaliação do aproveitamento dos alunos deverá ser feita durante o desenvolvimento do projeto mediante a utilização de alguns procedimentos, tais como:
ó Produção individual e coletiva;
ó Estudo e socialização de textos pesquisados;
ó Debate ou seminários apresentados;
ó Participação das discussões em grupo;
ó Analisar os cartazes confeccionados;
ó Entrevistas ou questionamentos individuais;
ó Empenho e participação dos alunos em relação aos trabalhos;
ó Pontualidade e criatividade nos trabalhos apresentados.

BIBLIOGRAFIA
LIVRO DIDÁTICO: História e Vida integrada
AUTOR: Nelson Pilleti & Claudino Pilleti
PAGINAS: da 263 a 271
COLABORADORAS:Ana Lúcia/Claudecir/Ana Rúbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário