quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É BOM FICAR SABENDO

ERLICHIOSE

          Conhecida popularmente como “doença do carrapato”, a Erlichiose é uma doença transmitida por carrapatos do gênero Rhipicephalus sanguineus, muito comum em cães (seus hospedeiros principais) e rara em gatos.
          O período de incubação da doença varia de 7 a 21 dias. A enfermidade se caracteriza por febre recorrente, perda do apetite, apatia, secreção mucopurulenta no nariz e olhos, vomito fétido, emaciação e aumento do baço, podem aparecer aumento generalizado dos linfonodos . Observa-se em alguns casos pústulas axilares. Alguns animais podem apresentar hiperestesia, convulsões, histeria, meningoencefalitis e paralisia. Ocorrem lesões erosivas na mucosa bucal e pele, edema dos posteriores, ascite, hidrotorax e gastroenterite.
          O curso da doença é desfavorável e a proporção de animais mortos pode ser muito alta, principalmente se a enfermidade estiver associada a outras enfermidades.
          O diagnóstico é baseado na suspeita clínica e confirmado através de esfregaços sanguíneos corados onde será observada a presença do parasita.
          O tratamento resulta em cura na maioria dos casos clínicos e deve ser monitorado pelo clínico veterinário.
          Como forma de combate a essa enfermidade deve-se evitar a infestação de carrapatos no ambiente e no cão. Medicamentos devem sempre ser administrados sob a responsabilidade do Médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário