sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O que é Geografia? Por que estudar Geografia?


Imagine uma típica manhã.
            Você poderá acordar com uma musica de uma banda de rock inglesa no seu rádio relógio japonês. Talvez a camisa que você vista tenha sido feita em Hong Kong. As laranjas para o suco que você beberá no café da manhã, provavelmente, são brasileiras. O trigo do seu pão foi, com alguma chance, cultivado nas grandes planícies Norte-americanas.
         Ao terminar o seu café, que foi cultivado no estado de Espírito Santo, você escova seus dentes com a escova de dentes fabricada por uma empresa chinesa. Prepara seu lanche com aquele delicioso chocolate feito por uma empresa suíça e com os não menos deliciosos biscoitos recheados, com sabor morango vindo da Argentina, comprados na famosa rede francesa de hipermercados.
         Seu pai lê um artigo no jornal sobre a poluição do ar nos Estados Unidos, provavelmente feito de celulose canadense. O seu tempo dependerá da distancia entre a sua casa e a escola. Finalmente, no momento em que você sai, ocorre um encontro de massas de ar quentes e outra fria, já previsto pela meteorologia da noite anterior e começa a chover. Isso obriga você a entrar em casa outra vez e pegar seu guarda chuva português.
         Como os exemplos mostram, cada um de nós está ligado, de diversas maneiras, a outras partes do mundo. Pensar geograficamente significa pensar sobre tais ligações.

I – após a leitura do texto, responda as questões abaixo:
a)  Retirem do texto os produtos e objetos citados com o seu país de origem?
b)  Explique, de que forma você observa a Geografia em seu dia a dia?
c)   Justifique a afirmação: ESTUDAR GEOGRAFIA É UMA FORMA DE COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVEMOS.
d)  Trazer recortes de produtos vindo de outros países, para ser trabalhado na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário