sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PARA PENSAR!


Quem é o professor do futuro

O Referencial Curricular para a Formação de Professores diz o seguinte sobre o perfil do professor que precisaríamos formar para o próximo século: Um professor precisa, sem dúvida nenhuma, criar, saber, planejar, realizar, gerir, avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, utilizando os conhecimentos das áreas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, bem como as respectivas didáticas.
Ele precisa utilizar diferentese flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer o processo de aprendizagem. Ele precisa analisar diferentes materiais . recursos para utilização didática . diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em situações distintas. Ele precisa utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica. Ele precisa participar coletivamente e cooperativamente da elaboração, da gestão e do desenvolvimento da avaliação do projeto educativo.
Essa é apenas uma parte de todas as competências que um professor deve ter para desempenhar adequadamente sua função. Estamos muito distantes disso; temos uma formação inicial extremamente fragmentada. Todas essas questões são propostas para levantar o debate acerca da construção de uma política nacional de formação inicial e continuada dos professores.

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