sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TÉCNICAS DO CHUTE

para provas e concursos

      Provas múltipla escolha ou fechada
-As respostas que mais se repetem tem maior chance de serem as corretas. Ex: pão e pedra, risole e pedra, pedra e alface. (pedra seria a opção certa)
-Quando duas respostas são muito semelhantes, a tendência é que uma delas seja a correta. Ex: 14.5 – 15.7 – 17.5 – 18.5 – 18.7 (18.5 seria a opção certa)
-Eliminação das hipóteses absurdas.
-Eliminação das genéricas (nunca, sempre, sem exceção, jamais). Estas palavras são muito fortes para se usar, principalmente no mundo da ciência. Pode desconfiar...
-A letra “A” (os examinadores não gostam de colocar a correta logo de cara). Também é a opção favorita de colocar as "iscas" para enganar o candidato mais afoito.
-A cara do cartão de respostas (os examinadores tendem a distribuir as respostas certas).
-CUIDADO com o chute quando uma errada anula uma certa.

Provas Dissertativas/Redação 
-Nunca estoure o número de linhas (95% das bancas não aceitam esta falha). Seja curto, grosso e objetivo.
-Cuidado para não “se queimar” escrevendo bobagens. Encher lingüiça só funciona no colégio.
-Controlar o tamanho da letra, usar boa caligrafia e letra legível.
-Iniciar a resposta repetindo a pergunta.
-Cuidado com muitas palavras repetidas (use sinônimos).
-Pontuação: não se esqueça dos pingos (iniciar, janela, cinqüenta), acentos (saúde, lingüiça, vôo, à, são, etc). Tudo é avaliado e faz você perder pontos valiosos.
-Em redações use períodos curtos.
-Não economize parágrafos.

-Se errar quando estiver passando a limpo seu texto, e não for possível apagar a tinta da caneta, não se desespere. Basta sublinhar e colocar parênteses na palavra errada.       {ex. ... estava eu passeando pela (florresta) floresta, quando encontrei...}

 Recomendações gerais
-Não seja um candidato com “formigas na bunda” (use todo o tempo da prova para fazer revisões e corrigir possíveis erros).
-Evite de levar para a sala aparelhos como celulares, relógios digitais e outras parafernálias eletrônicas. Geralmente não são permitidos e você terá que separar-se deles.
-Preste atenção quando fica oscilando no enunciado das questões entre "Marque a Correta" e "Marque a Incorreta". Os examinadores gostam de usar esta técnica para testar a sua capacidade de atenção e leitura dos enunciados. Para não cometer enganos, circule ou sublinhe a palavra (correta ou incorreta) a fim de destacar e chamar a sua atenção.
-Leve sempre duas canetas, dois lápis e uma borracha macia. Se for lapiseira, certifique que possui grafite em quantidade suficiente. Não tem nada pior que ficar pedindo ajuda aos seus concorrentes.
-Divida o tempo da prova pelo número de questões (em casa).
-Leve para o dia da prova, água e um biscoitinho. Ajuda a diminuir a tensão de se esta fazendo uma prova de concurso, e de quebra, mata a sua fome.
-Em provas mistas (questões fechadas e abertas) comece de preferência pelas questões abertas. Normalmente as questões abertas valem mais e serão avaliadas em seu conteúdo e na norma culta da escrita. Deixar para o final, você estará cansado e cometerá mais erros. 
-Reservar 20 minutos finais para preencher o gabarito.
-Nunca perder tempo demais em uma única questão.
-Quando passar pela 1ª etapa não “baixe a guarda” achando que é o bom. Continue batendo até o nocaute final.
Observação: as técnicas do chute devem ser utilizadas em conjunto com o conhecimento resultante dos seus estudos e a calma dos monges budistas... Boa prova!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário