sexta-feira, 29 de outubro de 2010

UMA BOA EXPERIÊNCIA

PROJETO JORNAL MURAL


Visando valorizar as produções de textos dos meus alunos e com isso estimulá-los a elaborarem cada vez mais textos complexos; dei início a um Projeto chamado Jornal Mural. O Jornal Mural fica exposto no pátio da escola, onde todos têm acesso facilitado para ler, pois passam por lá várias vezes no dia.
O Jornal Mural é dividido em várias sessões: "Nosso Atêlie", “Nós Somos os Autores”, “Abra a Boca”, “Curiosidades”, “Editorial”, “Foto da Semana”, “Cantinho Verde” e “Espaço Livre”.
Na sessão “Nosso Atêlie” são publicados trabalhos artísticos dos alunos; na sessão “Nós Somos os Autores” são editados as produções de textos; na sessão “Abra a Boca” funciona um quadro criado por Célestin Freinet (Eu Felicito/Eu Critico/Eu Proponho) onde todos os alunos podem expor suas idéias sobre qualquer assunto que queiram; na sessão “Curiosidades” são exibidos informações interessantes sobre qualquer assunto; na sessão “Editorial” são publicados textos de autoria da Educadora da sala de aula; na sessão “Foto da Semana” fica em exposição fotos dos alunos da classe sempre com um comentário a respeito; na sessão “Cantinho Verde” tem a vez o Meio Ambiente e por último na sessão “Espaço Livre” são as outras séries que podem publicarem seus artigos.
Em pouco tempo já são nítidos os avanços alcançados, pois sabendo que suas produções serão expostas a toda escola, eles mesmos se preocupam em caprichar mais na caligrafia, nos desenhos e escreverem mais corretamente. Com os elogios que recebem a auto-estima deles aumenta e com isso o estímulo aparece. E cada vez mais se esforçam para terem suas produções selecionadas entre outras para serem publicadas no Jornal Mural.

Autora do Projeto: Andreza Alves da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário