quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Avaliação: com a palavra, o aluno

Você está mais do que acostumado a avaliar o desempenho de seus alunos na disciplina que ministra. Mas alguma vez já experimentou dar a eles a chance de avaliar o seu trabalho como mestre?


Comece explicando a importância de o estudante responder às questões com seriedade e diga que, se ele não quiser, não precisa se identificar. Mesmo que assine o nome e a avaliação for ruim, não vale usá-la depois como motivo para desmerecer o aluno, destratá-lo ou diminuir suas notas no conselho de classe.


1- Você está contente com o que estuda na minha matéria? Por quê?

2- Acha que percorro os assuntos muito rapidamente?

3- Como gostaria que fosse a prova? Múltipla escolha, respostas abertas ou uma mistura de questões?

4- Qual seria, na sua opinião, a melhor maneira de ensinar esta matéria?

5- Que atividades você acha que poderiam facilitar a compreensão da matéria que eu leciono?

6- Você costuma ler a matéria do livro? Isso ocorre antes ou depois da exposição em sala?

7- O modo como eu exponho a matéria é de seu agrado? O que acha que eu deveria melhorar?

8- Os exercícios que fazemos ajudam você a compreender a matéria?

9- Você vê alguma aplicação dessa matéria na sua vida pessoal?

10- Acredita que a minha matéria vai lhe ajudar profissionalmente? Por quê?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário