sábado, 6 de novembro de 2010

COMO TRABALHAR O TEMA:

Água
          Com o tema: "Água, fonte da vida", o período de 2005 a 2015 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser a Década Internacional da Água. A intenção desse ato é provocar a reflexão sobre esse elemento da natureza, cuja falta impede a vida na Terra.
          A superfície do planeta é dominada em 75% pelas águas. Os 25% restantes são terras emersas. No entanto, quem pensa que tanta água está disponível para o consumo humano está enganado, pois somente 2,7% de água é doce e grande parte está congelada ou embaixo da superfície do solo.
          A água de fácil acesso – em rios, lagos e represas – representa muito pouco do total de água doce disponível. Mas água doce também não significa água potável. Para isso a água precisa ser de boa qualidade, estar livre de contaminação e de qualquer substância tóxica. Acredita-se que menos de 1% de toda a água doce do planeta esteja em condições potáveis.
          O problema se agrava quando a quantidade de água doce, de que também necessita a própria natureza, tem múltiplos usos, sendo utilizada, ao mesmo tempo, por todos os habitantes do mundo e muitas vezes de forma pouco sustentável.

1) Sugestões de atividades para as escolas:
- Realizar uma pesquisa com diferentes públicos da comunidade (responsável pelo posto de saúde, moradores mais antigos do bairro, pais de alunos, funcionários da escola) para saber a percepção deles sobre água, saúde e meio ambiente.

 * Sugestões de perguntas:
1. De onde vem a água que as pessoas bebem?
2. As crianças andam descalças? Brincam nos córregos?
3. As crianças têm o hábito de lavar as mãos antes das refeições?
4. Como eram as condições de abastecimento de água da comunidade no passado? E as atuais?
5. Todos na comunidade têm acesso à água tratada?
6. Como são as condições de saneamento? Existe rede de esgoto?
7. Quais as doenças mais comuns na comunidade? Quais estão ligadas aos problemas do meio ambiente?
8. Como é a higiene no preparo de alimentos em casa? E na escola?

 - Vale também fazer registros fotográficos e/ou desenhos, que registrem as condições ambientais da escola e da comunidade, como também buscar entre os moradores e em jornais fotos antigas da localidade.

 - Calcular o consumo diário doméstico de água, buscando mostrar a necessidade do uso racional da água, como também a importância de se evitar vazamentos.

 * Peça aos alunos que tragam uma conta de água de suas casas.

* Pegue a conta de água e veja quanto cada pessoa gasta de água por dia, lembrando que o consumo por pessoa deve ser próximo de 200 litros por dia
1. Multiplique o total em metros cúbicos (m³) que aparece escrito na conta por 1.000. Com isso, a unidade passará de m³ para litros.
2. Em seguida, divida esse novo valor pelo número de dias de consumo que aparece na conta e em seguida pelo número de pessoas de sua casa.
3. Se o resultado for menor do que 200 litros/pessoa por dia em sua casa, é sinal de que todos praticam o uso racional da água. Caso contrário, pode estar havendo desperdício, ou ainda um vazamento que precisa ser descoberto e eliminado.

* O professor pode montar um quadro na sala de aula com os resultados trazidos pelos alunos e propor uma troca de idéias sobre as formas de "caçar vazamentos" ou economizar água no dia-a-dia.

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