sábado, 13 de novembro de 2010

DANDO VIDA AOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA 1

REGIÃO NORDESTE

ANO/CICLO/SÉRIE: 7.º ano/6.ª série

DURAÇÃO: 2 meses

ÁREAS DE CONHECIMENTO: História/Geografia/Português/Artes/Matemática/Ciências

JUSTIFICATIVA:
O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade de possibilitar ao aluno o conhecimento sobre Região Nordeste, identificando sua economia regional, as desigualdades sociais,  dinâmica hidrológica de climas semi-áridos, impactos sociais e ambientais do uso dos recursos hídricos.

OBJETIVOS:
î  (Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região administrativa do Nordeste, segundo a definição do IBGE);
î  Conhecer as diferentes sub-regiões nordestinas com base em suas diferenças naturais e sociais;
î  Produzir textos para a elaboração de um jornal, treinando a capacidade de síntese;
î  Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas, importantes recursos para o entendimento da região. Essa leitura, bem como a implantação de dados nos mapas, permitirão que o aluno associe e correlacione os diferentes fenômenos abordados;
î  Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (principalmente a caatinga e a Mata dos Cocais), hidrografia (principalmente os rios São Francisco, Paraíba e Jaguaribe e os afluentes intermitentes), solos, etc. A preocupação fundamental é elaborar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e como isso se reflete na paisagem natural, tão diferenciada;
î  Conhecer a ocupação territorial da região a partir dos ciclos econômicos, valorizando o ciclo da cana-de-açúcar e o uso da mão-de-obra escrava;
î  Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte e com as sub-regiões;
î  Compreender a importância do Nordeste do ponto de vista da divisão territorial do trabalho;
î   Compreender a existência das desigualdades sociais internas e da dificuldade de quebrar o ciclo vicioso;

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Orientar os alunos na realização dos trabalhos em grupos, e o compromisso de cada componente;
à Indicar fontes de pesquisas para adquirir diferentes informações;
à Trabalhar de forma contextualizada as informações que chegam à sala, obtida pelos alunos.

ETAPAS PREVISTAS:
Ü Conversa informal sobre o tema;
Ü Pesquisa sobre o tema estudado;
Ü Debate ou seminário;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos alunos;
Ü Confecção de maquete, paróida, poema.

CONTEÚDOS:
ø Região de contraste
ø As suas sub-regiões
ø Contrastes socioeconômicos
ø Recursos naturais
ø Distribuição da população

AVALIAÇÃO:
Avaliar o aluno durante o desenvolvimento do projeto mediante a utilização de alguns procedimentos, tais como:
ó Produção individual e coletiva;
ó Estudo de textos pesquisados;
ó Debate ou seminários apresentados;
ó Participação do grupo;
ó Analisar os cartazes, maquete, poema confeccionados;
ó Questionamentos individuais;
ó Empenho e participação dos alunos;
ó Criatividade dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário