quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO

NA SALA DE AULA
De uma maneira bem objetiva, o professor observa tudo que considera importante para iluminar a sua prática, tudo que chama sua atenção, que faz pensar e querer saber mais.
Uma pergunta feita a um grupo de professores sobre o que costumam
“ver” nos seus alunos, teve variadas respostas.

As mais freqüentes foram:
_ o interesse        
_ o desinteresse
_ o hábito de fazer muitas perguntas
_ o hábito de nunca perguntar
_ o fato de ser barulhento
_ ser muito quieto
_ ser bom aluno
_ não querer se esforçar
_ ter boa aparência
_ ser muito educado

No fundo, todo professor  observa seus alunos de alguma forma.
Entretanto, na maioria das vezes, são observações espontâneas que quase nada mudam na prática que fazem. A observação que está sendo alvo da nossa atenção vai além desse ver espontâneo: quer saber mais para interferir melhor.
Como ferramenta básica do seu fazer, a observação está presente nas diferentes atividades de um professor:

_ na busca de compreender cada vez melhor seus alunos.
Neste sentido a observação busca saber como trabalham na sala de aula,quais seus interesses, suas dificuldades e facilidades, sua forma de relacionar com os colegas, com o(a) professor(a) e suas características pessoais: timidez, tranqüilidade, agitação, concentração, habilidades, sua forma de pensar.

_ na avaliação do que sabem os alunos.
A observação contribui para a análise das hipóteses que quer provar, no que parece incompreensível, no que é só intuição.

_ no acompanhamento do planejamento.
Ao acompanhar o desenvolvimento das ações planejadas, o professor avalia sua própria ação, notando os aspectos onde planejou de acordo com a realidade de sua classe e nos momentos onde se afastou dela.

_ no registro do professor.
A observação cumpre um papel relevante ao contribuir para a percepção da
realidade - objeto do registro do professor. Ela faz notar o que na aparece com evidência e que exige saber ver, ouvir e interpretar.

É possível concluir que a observação é elemento importante nos atos de registrar, avaliar e planejar, instrumentos metodológicos de todo professor.

A OBSERVAÇÃO - COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Como instrumento de formação do professor, a capacidade de observação ocupa um lugar-chave na possibilidade de aperfeiçoamento da prática pedagógica. É sua principal fonte de informação.
É através de um diagnóstico constante das atuações de seus alunos, a partir das informações que tem, do que infere ou interpreta, que o professor pode alcançar uma melhoria em sua prática educativa. Embora saber observar seja uma necessidade verdadeira, ela não é tudo.

Além de observar é importante:

_ saber o que fazer com o que se observa,
_ ampliar os conhecimentos em relação ao que é observado,
_ saber mudar os aspectos negativos de tal forma que não impeçam o avanço dos alunos.

Para isso, é preciso saber o que falta ao aluno e qual é a melhor forma
de intervir adequadamente.

COMO OBSERVAR

Só é possível aprender a observar, observando. Não há outro caminho. O mesmo acontece com todas as outras práticas. Mas além do exercício de observar, o professor aprende quando comenta suas observações com outros professores.
O mesmo acontece quando, na sua escola, existe um coordenador com o qual pode dialogar em torno da sua forma de observar. No olhar de um professor se destacam três pontos de observação:

_ o da sua atuação como guia dos alunos na busca do conhecimento.
Questões relativas ao que o aluno percebeu que aprendeu; o que lhe foi mais significativo; em que aspecto quer aprofundar o estudo, como foi sua participação no grupo.

_ o da dinâmica onde ele percebe as relações estabelecidas entre os elementos do grupo e entre o grupo e o seu objeto de estudo. Entre esses elementos destacam-se a tensão em torno do erro, o prazer de conhecer e de ajudar o outro.

_ o do aprendizado individual e/ou coletivo, onde seu olhar vai procurar o que
foi mais significativo aprender para os alunos e para ele. Nesse ponto, pode ser objeto de observação do educador a forma como trabalhou, como respeitou os diferentes ritmos dos alunos e como socializou suas descobertas com os outros professores e professoras.

Observar os três pontos ao mesmo tempo cria uma complexidade que acaba interferindo no próprio ato de observar, principalmente, quando se
está no começo dessa prática. Assim, é preferível escolher um dos aspectos para observar.

AJUDA NA OBSERVAÇÃO

Para um bom exercício de observar, vale a pena:

_ ter um caderno com algumas páginas dedicadas a cada um dos alunos.
Nele serão anotados os fatos significativos que caracterizam a forma de
aprender, de conviver de cada um, com as datas das observações.

_ dar atenção às perguntas feitas pelos alunos. Elas sempre têm um sentido
para quem pergunta.

_ em algumas situações onde o fazer pode dizer mais que o falar ou escrever, é interessante se valer de outras linguagens para apresentar questões significativas para o grupo. O desenho, as dramatizações, os painéis são bons exemplos destas linguagens.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, me ajudou bastante na escrita do meu trabalho sobre a importância da observação!mesmo sendo de outra área profissional...

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