segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O QUE É

Aquecimento Global?
O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão — um aumento da temperatura média da superfície da Terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogénicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno. O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito de estufa, havendo evidência forte de que a maioria do aquecimento seja devido a atividades humanas (incluindo, para além do aumento de gases de estufa, outras alterações como, por exemplo,devido a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição).
Quando começou?
Na revolução industrial na Inglaterra, séc. XIX começou o aquecimento global, mas era insignificante.
A sociedade de consumo foi crescendo e a queima de combustíveis fósseis e os desmatamentos, as queimadas aumentando e sendo lançados na atmosfera,principalmente nos últimos trinta anos,quando os primeiros ambientalistas deram sinais de alerta.
O primeiro encontro de ambientalistas foi na Noruega em 1972,e já se falava em aquecimento global ,camada de ozônio,desmatamento etc.
Conseqüências do Aquecimento Global
  • Um dos grandes riscos do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártida. Esse fato já vem acontecendo há muitos anos por um processo lento natural. Certo de que com a intensidade que tais placas derretem atualmente, a previsão é de que ao aumentar o nível dos oceanos, estes cobrirão não só vastas áreas litorâneas do mundo, como também ilhas inteiras. As conseqüências disso será escassez de comida, muitas mortes por fome e doenças;
  • Outro grande risco que vale citar, é o caso das mudanças climáticas. Ondas de calor matam mais de 20 mil pessoas por ano! Os países tropicais e pobres são os mais vulneráveis. Segundo cientistas, o aquecimento global pode se agravar nos anos seguintes. De acordo com análises, em 2030 haverá 300 mil mortes por ano, em conseqüência de tal catástrofe!;
  • Não podemos deixar de lado, o fato de que as florestas podem ser desertificadas pela retenção do calor na superfície terrestre, que também provocará outras tragédias, tais como a extinção de muitas espécies, alagamentos e aumento de número de mortes por desnutrição.
Causas do Aquecimento Global

·         É a liberação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e indústrias. Desmatamento das florestas, queima de fósseis, queimadas. Com isso eles destroem a camada de ozônio que tem a função de proteger a terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada a terra fica mais exposta ao sol, e consequentemente, a temperatura aumenta.

Que providências foram tomadas?

·         Com o objetivo de controlar as mudanças climáticas, há 13 anos, a Rio-92 apresentou as primeiras negociações internacionais. Em 1997, na Conferência das Partes 3 (COP-3), foi criado o Protocolo de Kioto, que estabelece metas de redução de emissões para os países desenvolvidos a serem atingidas no período de 2008 a 2012.
·         Atualmente, 141 países assinam o acordo internacional, entre eles: Brasil, China, Índia, México, Reino Unido e Arábia Saudita. Os únicos países que não aceitaram ratificar o protocolo é a Austrália e o maior emissor de gases de efeito estufa: Estados Unidos. Porém, inúmeras medidas foram tomadas, não só no estado como nas empresas, no sentido de cumprir com as metas do protocolo.

Como nós cidadãos contribuímos?

·         Antigamente, causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) eram propostas para explicar o fenômeno. Porém, novas pesquisas científicas consideram que o aumento repentino da temperatura planetária se deve à ação humana, com escassa contribuição de qualquer outra influência da natureza. Até os ecocéticos aceitam agora a idéia assustadora de que o tempo disponível para evitar a catástrofe global está perigosamente curto.
·         Acredita-se que o acontecimento seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos industriais, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido de azoto e os CFCs. Para evitar a piora da situação, seria preciso parar de bombear na atmosfera esses gases, resultantes da atividade humana. Eles formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, retorne ao espaço. É o chamado efeito estufa, e a ele cabe a responsabilidade maior pelo aumento da temperatura global.

Boas Novas!!

·         Cientistas encontraram uma enzima mutante que pode tornar as plantas capazes de absorver e converter gás carbônico mais depressa, efetivamente retirando quantidades maiores do gás, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, da atmosfera. A descoberta, de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Emory (EUA), foi publicada online em janeiro e sairá na edição de fevereiro do periódico Protein Engineering Design and Selection.
·         Durante a fotossíntese, plantas e algumas espécies de bactérias convertem luz do sol e dióxido de carbono em energia química. Cientistas sabem há tempo que o processo depende de uma enzima, a RuBisCO, uma das mais abundantes, mas menos eficientes, de todo o mundo. Um dos cientistas envolvidos no estudo, Ichiro Matsumura, diz, em nota divulgada pela Universidade, que "toda a vida depende dessa enzima... que continua cerca de mil vezes mais lenta que as demais. As plantas precisam de toneladas só para ficar vivas".
·         A ineficiência da RuBisCO limita a capacidade de crescimento dos vegetais e impede que os organismos assimilem todo o dióxido de carbono disponível.
·         Utilizando uma técnica chamada "evolução direta" - na qual genes mutantes, gerados ao acaso, são implantados em bactérias (no caso, Escherichia coli), e depois isolando as bactérias que resultassem mais eficientes em termos de fotossíntese, os cientistas obtiveram uma variedade com um aumento de 500% na produção de RuBisCO. Segundo Matsumura, "o resultado sugere que a enzima está evoluindo no laboratório, como evoluiu na natureza".

·         Se o Protocolo de Kyoto fosse realmente utilizado no mundo, até 2100 os buracos na camada de ozônio não existiriam!


·         Nos EUA várias bandas como Bon Jovi, Rappa, entre outras, criaram um projeto chamado "CO2 Neutralizando", de acordo com a Associação Mata Verde. A parte do dinheiro arrecadado com os shows será usada para o reflorestamento, fazendo assim então sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário