quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Verdadeira Liderança na Educação


Se tem uma característica necessária a todo educador é a capacidade de liderança.

Assumir as rédeas do próprio destino, organizando metas e ações com afinco, determinação e uma grande dose de generosidade fazem a grande diferença entre o professor e o educador de sucesso.
O desejo por comandar e determinar os caminhos a serem trilhados pelo outro é tão remoto quanto à própria história da humanidade. Algumas pessoas são educadas de maneira que a submissão, a insegurança e o medo se fazem mais presentes. Outras, mesmo tendo uma educação castradora ou não, mantêm a sua aptidão para a liderança. Entre elas encontram-se os que têm capacidade para administração, gestão, política, sacerdócio (líderes religiosos) e educação.
Como transformar essa potencialidade em competência? Como agir no momento e espaço exatos, garantindo resultados satisfatórios? Como atingir o estágio de profissionalização desejada, equilibrando a ânsia pelo poder com a hierarquia à qual estamos todos submetidos, nos grupos sociais?
Não há receitas do tipo "10 lições para atingir o sucesso" que respondam estas questões de tal forma a mudar os rumos de qualquer educador, mas compartilho com vocês algumas das lições que aprendi e aprendo, as quais foram preponderantes para a minha formação pessoal e profissional.
Não seguirei a linearidade do tempo, pois as transformações não ocorrem como um relógio e um calendário, mas numa mistura entre passado e presente, determinando os passos futuros.
Foi nas minhas andanças educativas, realizando estudos de casos ocorridos nas salas de aula de diversas escolas, convivendo com as mais distintas situações, dialogando com professores, alunos, professores-alunos, na realização de projetos de Alfabetização, Suplência, Pré-Universitários e Formação Continuada, que aprendi uma das mais valiosas lições:
_É preciso conhecer a si mesmo de tal maneira que as ansiedades, o orgulho e a vaidade sejam trabalhados, abrindo espaço para sentimentos e atitudes que bem desenvolvidos culminem no sucesso.
É preciso que tenhamos humildade, generosidade, curiosidade investigativa, honestidade e amorosidade para sermos verdadeiros líderes nesta empreitada educativa.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário