quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

4 fatores para o sucesso

O aviso nos atinge todos os dias, via televisão, jornal, rádio ou papo de botequim: o mundo está mudando. As coisas não são mais como eram antes. Esse pessoal de hoje, vou dizer...
Se todos concordam com isso, por que só poucos professores mudam para acompanhar os tempos? São esses poucos que, não por coincidência, se destacam em seus colégios e são lembrados com carinho por suas turmas.

Algumas dicas para você:
1 - Liderança - Antes de liderar os outros, um professor de sucesso deve concentrar-se em liderar a si mesmo. Tomar consciência de que ele não trabalha para uma empresa ou outra pessoa. Trabalha para si mesmo, sua própria satisfação pessoal e profissional. Desenvolver uma liderança pessoal requer:

- Auto-análise: concentre-se no que você é bom, nas áreas onde você pode se destacar dos outros. Uma pós-graduação, mestrado, qualquer um pode ter. Mas existem determinadas habilidades e, principalmente, a maneira como você transforma essas habilidades em ação, que são únicas. Descubra o horário do dia no qual você rende mais, a sua maneira preferida de trabalhar.

- Objetivos claros: todo mundo quer chegar lá. Mas você já parou para analisar, friamente, onde é esse “lá”?. Saiba o que você quer, e o que é necessário para alcançar esse objetivo. É como ter um mapa e bússola. Sem eles, sua carreira fica à deriva.

- Tempo é só o começo: os grandes professores sabem que administrar o tempo é só o começo da estrada. É necessário planejar sua carreira. Pense no que você gostaria que constasse em seu currículo, o que é importante para a empresa nos próximos seis meses.

2 - Curiosidade - Alguém curioso está sempre atrás das respostas. Está sempre disposto a aprender e a se aprimorar. O professor de sucesso sabe que a carreira pertence a ele. Então, não espere que cursos sejam oferecidos. Vai atrás de livros, palestras, aperfeiçoamento. E falta de dinheiro não é desculpa. Muitas dessas ações não requerem que você invista um tostão. Você pode, por exemplo, conversar com pessoas de outras empresas e setores da economia, todos têm algo a ensinar. Bibliotecas e sites também fornecem muito conteúdo. É só procurar.

3 - Criatividade - Correndo o risco de decepcionar algumas pessoas, criatividade não é a panacéia para todos os males da vida profissional. Tampouco é a peça chave que impulsiona as carreiras para frente. É sim, mais uma ferramenta que você deve desenvolver. Leia muito, aprenda outra língua, vá até a padaria por um caminho diferente. Tudo isso ajuda.

4 - Abaixo a Síndrome de Garfield - Muitos profissionais imitam, semana após semana, o gato laranja dos quadrinhos: Toca o despertador e a primeira coisa que falam é “odeio segundas-feiras”. Se essa é sua atitude, cuidado. Alguma coisa definitivamente está errada em seu trabalho. Um professor de sucesso, antes de tudo, tem um orgulho saudável de seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário