quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DIA 05 DE DEZEMBRO


ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE MACEIÓ - AL

Maceió é a capital do estado de Alagoas, fundada em 5 de dezembro de 1815, carinhosamente chamada de “paraíso das águas”.

O povoado que deu origem a Maceió surgiu em um engenho de cana de açúcar, às margens da lagoa Mundaú. O nome Maceió de origem tupi “Massayô-k” ou “o que tapa o alagadiço”, talvez tenha surgido pela abundância de águas por todos os lados e a constante subida e descida das marés, e foi adotado por volta de 1609.

Em 29 de dezembro de 1816 ocorre a elevação da condição de povoado a vila, principalmente por causa do desenvolvimento vindo do Porto de Jaraguá, um “porto natural” que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, fumo, coco e especiarias. Com o contínuo processo de desenvolvimento, a cidade, se torna a capital da província de Alagoas em 9 de dezembro de 1839, com o simbólico ato de transferência do Tesouro da Província para Maceió.

Maceió ainda guarda muito da vila do século passado, como os casarões antigos, ruas estreitas e tortuosas, e o convívio amistoso de seus moradores que, em alguns bairros, ainda põem as cadeiras nas calçadas para um bate-papo à noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário