quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MÊS DE DEZEMBRO

Na prática é um mês quase como os outros, mas nossa cultura coloca nele toda uma carga de encerramento de um ciclo e antecipação do início de outro, de festejos e solenidades para muitos, de introspecção e alguma depressão para alguns, de correria para tantos, e de pausa e calma para poucos privilegiados.

Dezembro  é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao Sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de Inverno, começo do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul.

Datas comemorativas

 No Brasil

 Em Portugal

Nascimentos

Fatos históricos no mês de dezembro
1530
Liderada pelo navegador Martim Afonso de Sousa, uma frota com cinco embarcações e mais de 400 pessoas parte de Lisboa rumo ao Brasil com algumas missões. Combater os navios franceses que cobiçavam o território, encontrar uma rota aberta anos antes por terra em direção ao rio da Prata e estabelecer núcleos de povoamento no litoral brasileiro eram as principais metas. Começava, de fato, a colonização. Em três anos, Martim Afonso lutou contra piratas franceses, enviou um aliado para explorar o litoral do Maranhão, chegou à baía de Guanabara, mandou 100 homens para encontrar a rota por terra para o rio da Prata (e eles foram mortos por índios carijós), sobreviveu a um naufrágio, fundou a cidade de São Vicente (em 1532) e, no planalto, a vila de Piratininga – no local em que depois se ergueria São Paulo.
37
Sob o nome de Lucius Domitius Ahenobarbus, nasce o futuro imperador romano Nero. Filho adotivo do imperador Cláudio, assumiu o controle do Império em 54, iniciando um governo tirano. Nero ordenou assassinatos como o de sua mãe biológica e de seu meio-irmão e acusou os cristãos do incêndio de 64 em Roma. Quatro anos depois, foi deposto pelo Senado e suicidou-se.
Dia 15, na Itália
406
Após cruzarem sem dificuldades o rio Danúbio rumo ao Império Romano, os vândalos derrotam os francos, cruzam o rio Reno e partem para invadir a Gália, uma província romana localizada no atual território francês.
Dia 31, ao norte da Gália
1788
Alguns dos principais líderes da Inconfidência Mineira se reúnem na casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade. Esse foi o último encontro conspiratório que definiu a revolta contra a Coroa, que pretendia cobrar um imposto extra, a derrama, a partir de fevereiro.
Dia 26, em Minas Gerais
1823
James Monroe, então presidente dos Estados Unidos, cria a Doutrina Monroe, princípios contra a intervenção européia no continente americano que se tornaram a base das relações daquele país com o mundo na época.
Dia 2, nos Estados Unidos
1865
Depois da Guerra Civil americana, seis veteranos sulistas organizam a Ku Klux Klan na cidade de Pulaski, estado do Tennessee. A sociedade se tornaria um dos maiores expoentes de intolerância racial do país.
Dia 24, nos Estados Unidos
1972
Após caminharem por dez dias pelas montanhas, sobreviventes do avião uruguaio Fairchild-F227, que havia caído 72 dias antes na Cordilheira dos Andes, são resgatados. Além de suportarem baixas temperaturas, as 16 pessoas que resistiram tiveram que se alimentar de carne humana. Estavam a bordo 40 passageiros, entre estudantes e jogadores de rúgbi, e cinco tripulantes.
Dia 22, na Cordilheira dos Andes
1983
A taça Jules Rimet é roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol. O troféu estava definitivamente aqui desde o tricampeonato mundial, em 1970.
Dia 19, no Rio de Janeiro
1988
Faltando poucos minutos para a virada do ano, o Bateau Mouche IV naufraga na entrada da baía da Guanabara. Das 150 pessoas que estavam a bordo, 55 morreram – entre elas, a atriz Yara Amaral.
Dia 31, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário