segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COMO TRABALHAR O TEMA: AR

Questão desencadeadora: Quais são os climas da Terra?
Segmento Educacional: Fundamental I E II
Disciplinas relacionadas: Geografia e Língua Portuguesa
Proposta
A proposta deste plano de trabalho é possibilitar o estudo sobre os climas da Terra. Para tanto, os alunos farão uma troca de cartas entre si, comunicando aos colegas de classe informações relevantes sobre os variados tipos de clima que podemos encontrar.

Primeiros passos
Inicie a seqüência propondo a seguinte questão para seus alunos: Imagine que você mora em um lugar cujo clima seja bem diferente do habitual. Como você o descreveria numa carta para uma pessoa que não conhece esse lugar? O professor deve investigar quais tipos de clima que os alunos conhecem, tentando relacioná-los a lugares em que podemos encontrá-los, no Brasil e no mundo.

As etapas desta seqüência prevêem a participação dos alunos em atividades de pesquisa e discussão, bem como em tarefas de escrita do gênero “carta”.

Objetivos de aprendizagem
• Conhecer os tipos de clima existentes.
• Refletir sobre as formas pelas quais os homens se adaptaram às diferentes
condições climáticas.
• Trabalhar com uma terminologia específica da disciplina de Geografia.
• Registrar os conhecimentos através de textos escritos.
• Aprender as convenções que caracterizam o gênero carta.
• Participar de trocas de informações entre colegas.
• Valorizar a preservação do meio ambiente.

Passos metodológicos
1) Climas do mundo
Após a discussão inicial, na qual o professor efetua um primeiro mapeamento das noções que o grupo possui sobre o tema, é o momento de pesquisar sobre os principais tipos de clima.

Por isso, a preocupação deve se centrar em dois pontos:
a) Caracterizar os tipos de clima, utilizando critérios como temperatura, índice pluviométrico, umidade etc.
b) Localizar os tipos de clima no mundo, utilizando um atlas. É importante relacionar as novas informações adquiridas às que foram previamente coletadas, pois algumas noções que os alunos já possuíam talvez possam servir como suporte para novos saberes.

O registro de cada etapa da atividade é importante para que os alunos possam comparar aquilo que pensavam com novos saberes. Não descarte as idéias dos alunos, nem suas hipóteses iniciais. Peça para que todos tenham anotações em seus cadernos.

2) Escrevendo uma carta
Localizados os tipos de clima, organize a turma em pequenos grupos. A idéia é escolher regiões do mundo caracterizadas pelos diferentes climas a fim de estudar como se vive em cada uma.

Uma nova pesquisa pode ser feita para que se levantem informações relevantes sobre as regiões climáticas. Os alunos podem destacar costumes, vestuário, idiomas, comidas típicas etc.

A seguir, eles escrevem uma carta, dirigida a alguém da turma, fazendo de conta que estão nesses lugares em razão de uma viagem. Lembre-se de enfatizar algumas características desse gênero,tais como o uso de linguagem pessoal e informal, a necessidade de dirigir a carta a alguém, algumas marcas como data e saudações (por exemplo: “Querido Paulinho”, “Caro amigo” etc).
A leitura prévia de cartas também é uma atividade complementar adequada à proposta.

3) Troca de cartas
Concluída a escrita das cartas, marque um dia em que as mesmas serão entregues. A leitura pode ser feita em voz alta ou mesmo no interior dos grupos. Discuta com os alunos se eles consideram que o que está escrito realmente caracteriza as regiões climáticas.

A idéia desta socialização é apenas uma maneira de apresentar os conhecimentos construídos a partir da pesquisa realizada pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário