quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMO TRABALHAR O TEMA: SOLO

Tema: Solo
Questão desencadeadora: O que existe embaixo do chão?
Segmento Educacional: Educação Infantil ao 6.º ano
Disciplinas relacionadas: Ciências Naturais, Geografia e Língua Portuguesa

Proposta
A proposta deste plano de aula é elaborar uma Exposição de Curiosidades sobre o Solo a partir de coleções organizadas pelos alunos.

Primeiros Passos
Inicie a seqüência propondo a seguinte questão para seus alunos:
O que existe embaixo do chão em que pisamos?
Os alunos farão observações, coletas, pesquisas e experimentações com alguns elementos que compõem o solo – pedras, tipos de plantas, gravetos, restos de animais, raízes, sementes, terra etc., com o objetivo de ampliar a capacidade deles de observar, fazer perguntas e formular explicações sobre a natureza em geral.

Objetivos de Aprendizagem
Ø  Explorar o ambiente para que possam estabelecer contato com o solo e pequenos animais, manifestando curiosidade e interesse;
Ø  Reconhecer o solo como um ambiente onde habitam muitos seres vivos;
Ø  Reconhecer semelhanças e diferenças entre os elementos vivos e não vivos do solo;
Ø  Reconhecer algumas características do solo e como ele se forma;
Ø  Reconhecer a importância do solo para as plantas;
Ø  Reconhecer alguns dos principais componentes do solo: areia, argila, húmus, água e ar;
Ø  Registrar os conhecimentos através de desenhos e textos ditados para o professor;
Ø  Participar das discussões coletivas compartilhando opiniões e ouvindo colegas;
Ø  Valorizar a preservação do meio ambiente.

Passos Metodológicos
1) Expedição de exploração do solo
• A sugestão é que os alunos possam realizar uma pequena pesquisa de campo, na qual serão valorizadas as suas ações por meio das etapas de coleta, organização e registro dos elementos que encontrarem.
• É recomendável que os alunos explorem espaços diferentes dentro da escola para esta coleta de dados.
• Antes da saída com os alunos, combine algumas regras:
- Não arrancar as plantas;
- Não tocar nem maltratar bichos vivos;
- Não destruir canteiros ou vasos.
2) Investigando o solo – Os solos por onde andamos são todos iguais?
• Retornando à sala de aula, convide os alunos a comparar os resultados de suas pesquisas.
Estimule a observação de todos para características que apontem as semelhanças e diferenças entre os elementos coletados.
• A seguir, proponha que os alunos elaborem um desenho de observação dos elementos que consideram mais curiosos.

Para finalizar a atividade, discuta com as crianças
qual a melhor maneira de mostrar para as outras turmas
da escola aquilo que aprenderam.
Algumas sugestões:
• Montagem de um terrário;
• Organização de cartazes;
• Organização da coleção em caixas feitas de sucata;
• Exposição de desenhos e objetos coletados com textos de curiosidades ditados para o professor.
Propostas de avaliação da atividade
A fim de acompanhar a produção de cada aluno ao longo das atividades, é importante observar se ele é capaz de:
• Interessar-se pelos assuntos da natureza;
• Fazer perguntas relacionadas ao tema;
• Trabalhar colaborativamente;
• Dar explicações sobre os elementos estudados;
• Saber registrar os elementos coletados em forma de desenhos.

Conteúdos trabalhados
• Solos e suas características; • Seres vivos e não vivos

2 comentários:

  1. Muito bom me ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. amei essa ideia, muito boa, vou adaptarpara minha turma

    ResponderExcluir