quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CONTEÚDO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, já viviam por aqui diversos povos indígenas. Como todo bom índio do Brasil vivia da caça, da pesca e da agricultura, com seus costumes, culturas e religiões. A natureza, como um todo, fazia parte da vida do índio e era respeitada por isso. Em número muito reduzido, hoje, muita coisa mudou nos seus traços culturais, costumes e locais de sua origem.
Antes
Os portugueses já a partir de 1500 iniciaram um processo desocupação das terras indígenas, quer pela força, pelo contágio de doenças ou obrigando o índio em adaptar-se aos novos costumes. Estima-se que existiam de 1 a 10 milhões de índios vivendo no Brasil naquela época, o que dá para imaginar quantos foram exterminados ao nesses 500 anos.
E hoje?
Atualmente poucas tribos conservam suas línguas que, dentre elas estão: os Fulniô – de Pernambuco, os Maxakali – de Minas Gerais e os Kokleng – de Santa Catarina e os Guarani localizados no litoral do Sudeste.
Seu número existente hoje no Brasil é estimado em 400 mil. Sua população corresponde hoje a 0,2% do total de habitantes. Quem já foi o “dono” de 100% do território brasileiro hoje ocupa 12% dele.
Os grupos mais conhecidos são:
·        Guaranis
Com cerca de 27 000 índios, localizados principalmente na Reserva Indígena do Rio Silveira, em Boracéia, entre Bertioga e São Sebastião. Foram os primeiros a manter contato com nossos descobridores portugueses.
·        Os Bororós
Vivendo no Estado Mato Grosso, ultrapassando 1500 índios.
·        Os Atikum
Da Serra do Uma, em Pernambuco, com aproximadamente 6 000 índios.
·        Os Jurunas
Que vivem no Mato Grosso e Pará, sendo único representante vivo da família Juruna do tronco Tupi. Significa “bocas pretas”, em guarani.
·        Kaiapós
Sendo mais de 6 000, estando no Mato Grosso e Pará.

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO
1)     Explique quem foram os primeiros habitantes do Brasil, o que eles faziam?
2)     Explique que mudanças ocorreram hoje em dia?
3)     Relacione a estimativa de quantos existiam e quantos existem hoje?
4)     Relacione os grupos de indios mais conhecidos?

PARA PESQUISAR

·        INDIVIDUAL OU EM GRUPO
·        DESENHAR O MAPA DO BRASIL E LOCALIZAR  OS ESTADOS ONDE SE ENCONTRA OS POVOS INDÍGENAS HOJE, IDENTIFICAR: GRUPOS, LÍNGUAS, QUANTIDADE DE POPULAÇÃO EXISTENTE.
·       EXPOR NA SALA DE AULA E COMENTAR PARA OS ALUNOS O RESULTADO PESQUISADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário