quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DINÂMICA

Terremoto
OBJETIVO: Promover interação grupal e o conhecimento do outro.
DESCRIÇÃO: Os participantes do grupo devem formar trios e um adolescente deve ficar de fora. Em cada trio, duas pessoas devem erguer as mãos formando uma espécie de casa ou cabaninha sobre uma terceira que ficará dentro dessa casa.
A idéia é formar a imagem de “uma casa com um morador dentro”.
A seguir, aquele participante que ficou de fora deve falar algo sobre si, por exemplo, “Eu gosto de...” ou “Eu sou...” Em seguida ele deve escolher uma entre três palavras – casa, morador ou terremoto – para provocar uma mudança de lugar dos participantes.
a. Se ele disser casa, as duplas que formam a casa devem procurar outros pares, trocando de lugar e formando uma nova configuração de duplas na sala;
b. Se disser morador, somente os moradores trocam de lugar;
c. Se disser terremoto, todos os participantes devem mudar de posição e formar novas casinhas com moradores.
Quando as pessoas trocarem de lugar, aquele que deu a ordem deve adentrar nas formações, obrigando o novo participante que “sobrou” a recomeçar a brincadeira, dizendo alguma característica de si mesmo para o grupo.
COMENTÁRIOS: Caso você use a brincadeira como aquecimento de uma oficina, pode sugerir que a frase inicial tenha a ver com o tema Estudo, Trabalho, Profissão etc.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário