quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O QUE É

Parábola
É uma história curta narrada por alguém com o objetivo de passar algum ensinamento para uma situação ocorrida na vida cotidiana. Ela também tem a função de instruir os ouvintes na razão moral. Frequentemente, eram usadas por Jesus Cristo, na Bíblia, a fim de ensinar aos seus discípulos como deveriam se comportar, agir, falar. Atualmente, ainda são empregadas como ilustração de lições sobre diversos assuntos relacionados ao corpo, alma e o espírito. Conheça uma delas, a Parábola do:
Filho Pródigo
Encontrada na Bíblia, em Lucas, capítulo 15 e versículos 11-32, conta a história de um homem que tinha dois filhos. Certo dia, o mais novo pediu ao pai a parte de seus bens e este lhe concedeu. Depois disso, ele juntou todas as coisas que o pertencia e foi para uma terra bem distante. Lá, gastou todo o dinheiro com bebidas, festas, mulheres. Mas, como tudo tem um fim, sua riqueza acabou. Com a vinda da fome no país em que estava, começou a trabalhar cuidando de porcos, e por passar necessidades, comia as lavagens para manter-se vivo. O patrão vendo o que acontecera, mandou-o embora, então o filho percebeu o que havia feito.
O Retorno
Voltou para a casa, pediu perdão a seu pai, que o aceitou de braços abertos, dando lhe o que comer e o que vestir. Começaram então a festejar a volta do filho perdido. Quando seu irmão chegou do campo, viu a festança e ficou indignado. O pai saiu ao encontro deste pedindo-lhe que participasse com eles do banquete, mas ele respondeu que todos os dias, estava ao lado do pai, e nunca tinham organizado alguma coisa sequer para ele. Então, o pai disse-lhe: Meu filho, tudo o que é meu, também é teu. Agora seu irmão estava perdido e foi encontrado e por isso devemos nos alegrar com a sua volta.
Esta é uma das parábolas que encontramos no Novo Testamento, passando-nos a mensagem de que o filho bom, ainda que perdido, sempre a casa retorna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário