terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

REMÉDIO: O PODER DE CURAR

Um roteiro para a interdisciplinaridade

As caixas e bulas de remédio guardam informações que vão rechear as aulas de conhecimento e criatividade. Uma experiência simples e eficiente, que pode ser aproveitada em todas as escolas.

Objetivos:
·         Ampliar os conhecimentos das crianças;
·         Resgatar a importância da medicina caseira;
·         Perceber a utilidade da escrita;
·         Perceber a função social da propaganda;
·         Valorizar os textos científicos.
·         Oportunizar um trabalho interdisciplinarizando os conteúdos.

Desenvolvimento:
Como primeira tarefa propor aos alunos que levem para sala de aula caixas e bulas de remédios.
Após recolher todas as caixas e bulas, a proposta é fazer uma observação coletiva, comentando sobre: tamanho, cor-tarja, espessura, forma e quantidade.
Devem ser observados também os recursos utilizados em sua montagem: tipos de letras, tinta, impressão, palavras em negrito e nomes com letras maiores.
Levar os alunos a concluir que a bula serve para descrever de que é composto, para que serve e como usar um determinado remédio.

É importante discutir o perigo da automedicação questionando:
§  Diante desta bula para que servirá este remédio?
§  O que são os efeitos colaterias?
No final dos questionamentos a proposta de atividade é listar os nomes das bulas.

Temas para pesquisa:
§  Onde se fabricam os remédios?
§  Onde são distribuídos?
§  Como os remédios chegam até a nossa cidade? ( Meios de transporte )
§  De que forma os remédios são apresentados? ( pílula, líquido, etc )
§  Que são remédios naturais e industrializados? ( Resgatar aqui os usos e a importância da medicina caseira )

Desafios:
Dividir a turma em grupos e propor a cada um deles:
§  Criação de um remédio e sua respectiva bula, a partir dos questionamentos:
§  Podemos criar um remédio, chá, pílula sem ser para resolver um problema físico? Como seria?
§  Remédio para que poderíamos criar?
§  Se uma criança quer brincar, de que ela precisa?
§  Se uma pessoa está triste, que podemos fazer?
§  E se alguém estiver com gripe?

Atividades para criação do remédio:
§  Escrita do nome e da bula;
§  Apresentação do remédio;
§  Propaganda do remédio.

Elaboração de um chá caseiro:
§  Propor às crianças fazerem um chá para gripe.
§  Questionar: O que é bom para gripe? O que vocês tem em casa que poderão trazer para fazer um chá? ( Cada grupo poderá ficar responsável por um ingrediente )

Atividades para confecção do chá:
§  Pesquisar os chás conhecidos e usados na comunidade;
§  Organizar cartazes com os nomes dos diversos tipos de chás e mural com as partes da planta que usamos para fazer um determinado chá;
§  Listar os nomes das plantas medicinais comuns na comunidade, os tipos de plantas que servem para a gripe e os ingredientes que poderão usar no chá.

CHÁ CASEIRO CONTRA GRIPE
Modo de fazer:
§  Um copo de água filtrada
§  Três folhas de agrião
§  Uma colher de mel
Colocar os ingredientes em uma panela limpa, levar ao fogo por dez minutos.

Sugestão de Atividade:
§  Propor a invenção de um chá de alegria e um chá de brincadeiras, instigando os alunos a partir de perguntas como: O que fazer quando uma pessoa que conhecemos está triste? Como sabemos que uma pessoa está triste?
§  Pesquisar com familiares e conhecidos o que eles fariam para ajudar uma pessoa triste;
§  Discutir os tipos de brincadeiras e brinquedos preferidos das crianças;
§  Discutir os dias da semana que devem ser destinados ao lazer.

Assuntos complementares:
§  medidas de tempo
§  medidas de capacidade
§  noções de caro e barato
§  ciclo da água
§  tipos de embalagens
§  problemas orais e escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário