domingo, 19 de fevereiro de 2012

UM BOM TEMA PARA O ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Os animais são seres vivos com as mesmas necessidades dos humanos para sobreviver. Com a diferença que um animal não fala, desse modo não pode pedir comida, água ou reclamar os maus tratos muitas vezes sofridos por pessoas ignorantes que desconhecem ou não cumprem a lei, esta que existe para proteger esses seres tão indefesos que nascem iguais a nós perante a vida e, por isso têm os mesmos direitos à existência digna. Assim esteja atento para identificar e denunciar os maus tratos.
A lei
Diz no artigo 32 da Lei Federal n 9.605/98 “É considerado crime o ato de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos”. A pena é de três meses a um ano de detenção, e multa. No caso de morte do animal a pena é aumentada.
Maus tratos mais comuns
Envenenamento, abandono, deixar o animal preso sem comida, agressão física exagerada e covarde, manter o animal em lugar impróprio e sem higiene, mutilação, utilizar o animal em apresentações ou trabalho que causem pânico e sofrimento.
Como denunciar
A denúncia é a única forma de contribuir para que os animais não sofram agressões, portanto procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência. É sempre bom levar uma cópia do número da lei, pois algumas autoridades ainda não têm conhecimento dessa lei. Também é importante provas que auxiliem seu B.O como testemunhas, fotografias, placa do carro no caso de abandono, entre outros. Você poderá ligar na polícia militar em emergências pelo telefone 190, eles poderão atender e orientar o melhor a fazer. E não precisa ter medo em relação à ameaças ou agressões, pois uma vez concluído o inquérito quem será o autor do processo judicial é o estado já que todos os animais existentes são de responsabilidade do Estado.
Só poderemos combater as agressões a animais indefesos exercendo nossos deveres de cidadãos e denunciando estas atitudes covardes. Os animais não batem em nossas portas, nós é que os adotamos e o mínimo que um ser vivo precisa é de abrigo, comida e carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário