sexta-feira, 16 de março de 2012

EDUCAR ATRAVÉS DE BIOGRAFIAS

BIOGRAFIA
É um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. De um modo geral as biografias contam a vida de alguém depois de sua morte, mas na atualidade isso vem mudando.

Ayrton Senna da Silva

(Nascido em São Paulo, 21 de março de 1960 — Faleceu em Bolonha, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo.
Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, e foi campeão dois anos seguintes da Campeonato Britânico de Fórmula 3. Seu bom desempenho em categorias anteriores o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Em sua primeira temporada na categoria, Senna rapidamente teve resultados, levando a pequena equipe inglesa a obter performances jamais alcançadas.


AUTOBIOGRAFIA
É a história da vida de alguém (já que bio é vida e grafia é texto, escrita), o que você imagina ser autobiografia? O prefixo auto quer dizer "a si mesmo", logo o termo se refere à história da própria vida.

Manoel Francisco dos Santos
Nascido no dia 14 de novembro de 1965, em Rio Largo – Alagoas, onde moro atualmente, filho de Francisco P. dos Santos e Luzia M. dos Santos, somos em sete irmãos, um faleceu em novembro\2011. Sou professor de geografia\história, formado pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (CESMAC) em Estudos Sociais, exerço a função de professor de geografia no Colégio Municipal Judith Paiva. Casado com Maria Lúcia Barbosa dos Santos e tenho uma Filha de 12 anos, Lauany Emanuelle Maria dos Santos. Gosto de lê livros sobre educação, motivação e otimismo. Gosta de ouvi músicas de louvor, pop nacional e internacional, gosto de filmes épicos e de ação, na televisão gosto de assisti jornalismo, como lazer gosto mais de piscina do que praia e o meu time favorito é o São paulo Futebol Clube, acredito em DEUS e a minha frase favorita é “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”.


COLOCANDO EM PRÁTICA O QUE APRENDEU

1)      Pedir para cada aluno fazer a sua autobiografia, escrevendo de uma forma clara tudo aquilo que ele acha de importante na vida dele, seguindo o modelo acima;

2)    Em seguida o próprio aluno vai lê a sua autobiografia para os colegas da sala;

3)    Depois o professor questiona com os alunos o que ele entendeu entre biografia e autobiografia.

4)    Para finalizar, pedir para o aluno pesquisar a biografia de uma personalidade que ele admira e apresentar em uma data marcada pelo professor.

Sugestão:
·        pedi para fazer a autobiografia do pai ou da mãe do aluno, vai ser interessante.
·        Professor você pode fazer a sua autobiografia como modelo para seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário