terça-feira, 20 de março de 2012

OUTONO TEMPO DE COLHEITA


Outono é outra primavera, cada folha uma flor.

          É a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.
          É a terceira estação do ano e vem em seguida ao verão. Como vivemos num país de clima tropical, as estações não são bem-definidas. Naturalmente, apresentam alguma diferença entre si, mas não tão acentuadamente como nos países de clima temperado.
          É o tempo da colheita de muitos produtos agrícolas. Há arvores que perdem suas folhas no outono, principalmente nas regiões frias.  E sem folhas, elas atravessam o inverno, voltando a brotar semente na primavera.
          Mas por que as árvores perdem suas folhas?
          A energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar.  Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e o fazem retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.
          Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.
          Portanto, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno.
          Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos.

CUIDADOS NO OUTONO

          A primeira tarefa, com a chegada do outono, é recuperar os jardins do calor que eles sofreram no verão.
          É a época ideal para a realização de uma limpeza geral e para a adubação das plantas.  O ideal é começar eliminando ervas daninhas e insetos que possam ter invadido vasos e jardins, além de folhas e galhos secos que podem ser retirados com uma poda de limpeza.
          A época é boa também para se fazer uma escarificação do solo dos canteiros, aumentando a oxigenação das raízes. Para isso, evite pás ou enxadas e prefira um escarificador que danifica menos as plantas.
          Ao realizar a poda, faça apenas uma limpeza, extraindo folhas amareladas e galhos ressecados. E evite as plantas com floração prevista para o inverno ou para o início da primavera. Isto pode prejudicar o nascimento das flores. Prefira sempre tesouras de ponta fina para cercas vivas e arbustos, e outras mais adequadas para plantas de haste lenhosa.
          Para a adubação da terra, prepare o solo revolvendo a superfície da terra e dê sempre preferência a adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, a torta de mamona e a farinha de osso.
          Por fim, é importante lembrar que a quantidade de água das regas deve ser diminuída durante o outono, já que, com o fim do calor do verão, a evaporação é menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário