sábado, 17 de março de 2012

TRABALHANDO COM DICIONÁRIO NA SALA DE AULA

            Num país como o Brasil, os dicionários de Língua Portuguesa estão em toda parte. Sempre que possível, as famílias dispõem de um: às vezes, herdado de pai para filho, já desatualizado, com grafia antiga; outras vezes, em edição recente e revista, estalando de novo. Há quem carregue o seu, de pequeno formato, mas “com tudo o que é essencial, no bolso, porque... nunca se sabe, não é?” Há quem mantenha sempre em casa aquele outro, “completo”, às vezes em mais de um volume, em uma bonita encadernação.   Na empresa, chefes, secretárias e todos aqueles que escrevem cartas, documentos, informes, orientações etc. recorrem a algum dicionário, pelo menos de vez em quando.

            Na escola, professores e alunos em geral podem dispor de mais de um título, na biblioteca ou mesmo na sala de aula. E atualmente, onde quer que esteja, qualquer pessoa pode ter acesso a um dicionário pela internet: muitos sites apresentam versões eletrônicas, de rápida e fácil consulta, de dicionários “de bolso” ou “completos”.

            Tão presentes estão os dicionários em nosso cotidiano que raramente nos perguntamos: “O que é um dicionário? Para que serve?”

            DICIONÁRIO É um conjunto de vocábulos de uma mesma língua, dispostos alfabeticamente com seu respectivo significado. Que serve para:

·        tirar dúvidas sobre a escrita de uma palavra (ortografia);
·        esclarecer os significados de termos desconhecidos (definições, acepções);
·        precisar outros usos de uma palavra já conhecida (definições, acepções);
·        dar informações sobre as funções gramaticais da palavra, como sua classificação e características morfossintáticas (descrição gramatical);
·        indicar os contextos mais típicos de uso do vocábulo e, portanto, os valores sociais e/ou afetivos a ele associados (níveis de linguagem; estilo);
·        assinalar, quando é o caso, o caráter regional de uma palavra (informação dialetológica);
·         revelar a origem de um vocábulo (etimologia).

            Por seu projeto lexicográfico, um dicionário pode ser um instrumento bastante valioso para a aquisição de vocabulário e para o ensino aprendizagem da leitura e da escrita; e isso, para todas as áreas e para todas as horas, já que ler e escrever, dentro e fora da escola, fazem parte de muitas outras atividades.


ATIVIDADE COM O DICIONÁRIO

JOGO DO ALFABETO

Objetivo: Familiarizar os alunos com o alfabeto e a ordem alfabética.

Ø Escreva no quadro um tema recentemente trabalhados em sala. Ex: Água.
Ø Peça que escreva palavras que se refere ao tema água. Ex:Poluição, beber, rio, chuva, tratamento, etc.
Ø Peça para eles procurarem o significado no dicionário, colocando em ordem alfabetica. Ex. Beber – Chuva – Poluição – Rio - Tratamento etc.
Ø Determine um tempo e peça que seja o mais rápido que puderem. Se gostarem da idéia, pode ser um concurso.

2 comentários:

  1. Parabéns Manoel Francisco, gostei muito da ideia, vou trabalhar com meus alunos.

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  2. Parabéns pela a estratégia de ensino o método de pesquisa ajuda bastante na aquisição do conhecimento por parte dos alunos assim como o professor como um eterno aprendente também aprenderá.

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