segunda-feira, 23 de abril de 2012

O QUE É


Rio+20 — abreviação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 – é uma oportunidade histórica para definir os caminhos para um mundo mais seguro, igualitário, limpo, verde e próspero para todos. Vinte anos após a Cúpula da Terra de 1992, no Rio, onde os países adotaram a Agenda 21 – um plano para repensar o crescimento econômico, avançar na igualdade social e assegurar a proteção ambiental – a ONU está novamente reunindo governos, instituições internacionais e major groups1 para acordar uma série de medidas inteligentes que possam reduzir a pobreza e, ao mesmo tempo, promover o trabalho decente, energia limpa e o uso mais justo e sustentável dos recursos. A Rio+20 é a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruição do meio ambiente e construir uma ponte para o futuro.

Desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.”
Comissão Brundtland (1987)

 A Agenda 21 define nove major groups: mulheres; crianças e jovens; povos indígenas; ONGs; autoridades locais; trabalhadores e sindicatos; empresários e industriais; a comunidade técnica e científica e agricultores.

Por que precisamos da Rio+20?

O mundo tem hoje 7 bilhões de pessoas — em 2050 serão 9 bilhões.
Uma em cada cinco pessoas — 1,4 bilhão — atualmente vive com 1,25 dólar por dia, ou menos.
Um bilhão e meio de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Dois bilhões e meio de pessoas não têm banheiro. E quase um bilhão passa fome todos os dias.
A emissão de gases de efeito estufa continua aumentando e mais de um terço de todas as espécies conhecidas pode ser extinta se as mudanças climáticas continuarem no ritmo atual.
Se quisermos deixar um mundo habitável para nossas crianças e para nossos netos, os desafios da pobreza generalizada e da destruição ambiental devem ser enfrentados agora.
Vamos arcar com custos maiores no futuro — incluindo mais pobreza, instabilidade e um planeta degradado — se falharmos em tratar de maneira adequada estes desafios críticos agora.
A Rio+20 oferece uma oportunidade para pensar globalmente, para que possamos agir localmente para um futuro comum seguro.

“O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.”
Sha Zukang,
Secretário-Geral da Conferência Rio+20

Quais questões a Rio+20 vai abordar?

Soluções para muitos problemas do desenvolvimento sustentável — incluindo desafios relacionados a cidades, energia, água, alimento e ecossistemas — são conhecidas.

Na Rio+20, países vão buscar caminhos para torná-las realidade a:
Fazer a transição para economias mais verdes e ao mesmo tempo focar na erradicação da pobreza.
Proteger nossos oceanos da sobrepesca, da destruição dos ecossistemas marinhos e dos efeitos adversos das mudanças climáticas.
Tornar nossas cidades mais habitáveis e mais eficientes.
Ampliar o uso dos recursos de energias renováveis que possam de fato diminuir as emissões de carbono, bem como a poluição interior e exterior, promovendo o crescimento
econômico.
Gerenciar as florestas de uma maneira melhor para fornecer uma ampla série de benefícios. Reduzir o desmatamento pela metade até 2030 pode evitar um prejuízo de 3,7 trilhões de dólares em danos causados por emissões de gases de efeito estufa – isto sem contar o valor do trabalho e renda, a biodiversidade, a água limpa e os medicamentos provenientes das florestas.
Melhorar a maneira como conservamos e administramos nossos recursos hídricos, para promover o desenvolvimento e a proteção contra a desertificação.
Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário