sexta-feira, 4 de maio de 2012

ATIVIDADE SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012



AULA A SER DESENVOLVIDA
OBJETIVOS
·         Reconhecer que o plano de Deus é vida para todos.

RECURSOS DE ENSINO:

·         Figuras de pessoas felizes, de ambientes saudáveis, etc

CONTEÚDO A SER ENSINADO:

·        Saúde e doença: dois lados da mesma realidade
A vida, a saúde e a doença são realidades profundas e envoltas em mistérios. Diante delas, as ciências não se encontram em condições de oferecer uma palavra definitiva, mesmo com todo o aparato tecnológico hoje disponível. Assim, as enfermidades, o sofrimento e a morte apresentam-se como realidades duras de serem enfrentadas e contrariam os anseios de vida e bem-estar do ser humano.
A estreita ligação entre saúde e salvação (cura) e a convergência desses significados para um mesmo termo apontam, portanto, para uma concepção mais abrangente do que seja a doença. As tendências de excluir a dimensão espiritual na consideração do que seja saúde e doença resultam, pois, em compreensões superficiais dessas realidades. Como exemplo, temos a definição de saúde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou em 1946, que não incluía a dimensão espiritual: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

Saúde e salvação para a Igreja

Os temas da saúde e da doença exigem, portanto, uma abordagem ampla, como a proposta do Guia para a Pastoral da Saúde (GPS), elaborado pela Conferência Episcopal Latino-Americana (Celam). O GPS diz que a saúde é a afirmação da vida, em suas múltiplas incidências, e um direito fundamental que os Estados devem garantir. O mesmo documento assim define saúde:
Saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontre, e não apenas a ausência de doença.
A vida saudável requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade. Nesse sentido, o GPS, entendendo que a saúde é uma condição essencial para o desenvolvimento pessoal e comunitário, apresenta algumas exigências para sua melhoria:
a. Articular o tema da saúde com a alimentação, a educação, o trabalho, a remuneração, a promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, etc.
b. Preocupar-se com as ações de promoção da saúde e defesa da vida, que respondem a necessidades imediatas das pessoas, das coletividades e das relações interpessoais.
Assim, espera-se que essas ações contribuam para a construção de políticas públicas e de projetos de desenvolvimento nacional, local, calcadas em valores como: a igualdade, a solidariedade, a justiça, a democracia, a qualidade de vida e a participação cidadã.

ATIVIDADE EM SALA

·         Realizar uma atividade com a História do Bom Samaritano

PARA CASA

·         Pesquise no livro sagrado dos cristãos alguns textos que falem sobre situações de vida, curas e milagres. Procure ajuda de pessoas que frequentam uma religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário