quinta-feira, 17 de maio de 2012

C. F. 2012 - ATIVIDADES



ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

OBJETIVO:
·         Identificar os alimentos ricos em proteínas e nutrientes;
·         Reconhecer os bons hábitos alimentares;
·         Saber que uma boa alimentação faz bem a saúde
·         Reconhecer a importância  de uma alimentação saudável;
·         Identificar os tipos de vitaminas presentes nos alimentos;


RECURSOS:
·         Uma mesa com frutas, verduras, hortaliças e alimentos;
·         Um cartaz com a Pirâmide  Alimentar;
·         Uma mesa com alimentos que não são bons para a saúde: refrigerantes, balas, enlatados, etc.


CONTEÚDO:
·         Cuidar da saúde é cuidar da vida
      O que é cuidar? Cuidar é uma palavra que tem muitos significados e de muitos sentimentos e sentidos, mas em essência cuidar significa buscar ficar bem, ou seja, aprender a olhar e ver o que é preciso para melhorar determinada situação. Quando colocamos no início deste artigo a necessidade de se cuidar bem de vocês mesmo podemos definir aqui que cuidar de você mesmo seria o mesmo que olhar e ver o que vocês precisam em meio a tantas tribulações. É fato que vivemos em uma época muito agitada é preciso cuidar de inúmeras coisas ao mesmo tempo, trabalho, presente, futuro, filhos e muitas vezes deixamos de cuidar do mais essencial que é nos mesmos.
     O ambiente e a idade influenciam o nosso bem-estar: perda de memória, desconforto visual e articular, stress. Por detrás destes problemas escondem-se, por vezes, deficiências em nutrientes essenciais: vitaminas, minerais e oligoelementos. Estas deficiências geram desequilíbrios fisiológicos que evoluem de acordo com a idade de cada pessoa. Coloca-se então a dúvida: que devemos fazer para preservar a nossa saúde? Para tal, devemos, antes de mais, compreender como o corpo funciona para estar de boa saúde.
     Todos os dias, o nosso corpo é alvo de pequenas agressões exteriores causadas pela poluição, o tabaco, o consumo excessivo de álcool, a alimentação, o nosso ritmo de vida, etc. Estes ataques libertam radicais livres que degradam as células e nos atacam a partir do interior. O nosso organismo necessita de radicais livres, mas apenas em pequeníssimas quantidades. A partir do momento em que os radicais livres estão em excesso, atacam as células e destroem-nas ou danificam-nas gravemente. Os radicais livres estão na origem do desencadear de numerosos problemas e doenças: artrose, problemas cardíacos, artrite, envelhecimento cutâneo e rugas, etc. As vitaminas, os minerais e os aminoácidos podem realmente ajudar-nos a prevenir o aparecimento de numerosas doenças, neutralizando os radicais livres; é o que acontece quando ingere antioxidantes (vitaminas A, B, C, E, selénio, cisteína).
     A alimentação tem um papel determinante para a saúde. Certas regras, em termos de nutrição, são grandes trunfos para prevenir e diminuir os riscos de doença. É, portanto, importante garantir a adopção de uma alimentação equilibrada e de uma boa higiene de vida.


Alimentação e higiene de vida
Naturalmente, uma boa higiene de vida é benéfica se combinada com uma boa nutrição e actividade física. De facto, o excesso de sedentarismo aumenta o risco de acidentes cardiovasculares. É preciso estar atento às dietas restritivas que podem induzir carências. A alimentação deve ser equilibrada para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários, capazes de ajudar na prevenção dos riscos associados à saúde.


Quais são então as vitaminas e os minerais recomendados para permanecer de boa saúde?

A importância das vitaminas E e C
As vitaminas E e C são recomendadas pela sua poderosa actividade antioxidante. A vitamina E é muito útil na prevenção cardiovascular e na prevenção de cancro (cólon, mama, útero). Está presente no caroteno dos frutos e dos legumes (espinafres, brócolos) e na casca dos frutos. A vitamina E também se encontra noutros alimentos: óleos vegetais, gema de ovo ou cebola. A vitamina C reforça as defesas naturais do organismo. Indispensável, encontra-se nos frutos e legumes frescos: laranjas, quivis, pimentos, etc.
·         O papel das vitaminas B6 e D 
A vitamina B6, presente na carne, peixe, cereais integrais e legumes frescos é importante para o organismo. Esta vitamina ajuda a conservar a massa muscular. A vitamina D controla a absorção do cálcio e a sua fixação nos ossos. Ajuda na prevenção da osteoporose. Pode ser encontrada no peixe e é igualmente fabricada pela reacção da luz solar na pele. Habitualmente, são os idosos que sofrem de carência em vitamina D.
·            Outros nutrientes essenciais e plantas
Quase todas as vitaminas estão envolvidas na defesa do organismo. Em especial, o ferro e a videira vermelha favorecem a circulação sanguínea, ajudando ao transporte do oxigénio no organismo. O magnésio tem a virtude de restabelecer o equilíbrio nervoso e de favorecer a relaxação muscular. O espinheiro, a valeriana e o maracujá permitem um sono tranquilo. O cálcio contribui para reforçar a solidez dos ossos.
Pirâmide Alimentar
A pirâmide alimentar é um guia geral para que você possa escolher uma dieta saudável.


EXEMPLO:
Para uma Dieta recomendada de 2.500 kcal/dia teremos:

Alimentos
Porções
Calorias
Grupo 1
Cereais, pães, raízes e tubérculos;
8 porções.
150 kcal
Grupo 2
Hortaliças, as verduras
3 porções
15 kcal
Grupo 3
Frutas e os sucos de frutas naturais
3 porções
70 kcal
Grupo 4
leite e derivados, queijos, bebidas lácteas
3 porções
120 kcal
Grupo 5
Carnes e ovos
2 porções
130 kcal
Grupo 6
leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc
1 porção
55 kcal
Grupo 7
Óleos e gorduras
2 porções
120 kcal
Grupo 8
Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos
2 porções
80 kcal
. Fontes: Universidade de Brasília

A CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS.
A alimentação sempre fez parte da vida humana e Vaira de acordo com as fases de vida e evolução tecnológica. Hipócrates, o Pai da Medicina, já dizia: “faça do seu alimento o seu medicamento”. Os alimentos, além de fonte de nutrientes e vitaminas, são considerados importantes para a prevenção ou cura de várias doenças. Atualmente, a mídia utiliza muitos termos diferentes quando se refere aos alimentos. É comum ouvirmos os termos: alimentos funcionais, integrais, orgânicos, nutracêuticos, dentre outros. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles?
Alimentos funcionais: alimento que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta, produz efeitos benéficos à saúde atuando no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano. Exemplos: chá verde, uva, soja e linhaça em suas variadas formas, semente, farinha é óleo.
Alimentos integrais: alimentos que têm características energéticas e nutricionais importantes como fibras, minerais e vitaminas e que não sofreram alteração em sua estrutura. A substituição de alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável. Exemplos: aveia, farelo de trigo, germe de trigo, arroz integral, dentre outros.
Alimentos orgânicos: alimentos que não tiveram contato com agrotóxicos ou fertilizantes químicos, sendo produzido por processos naturais que não agridem a natureza e mantém a vida do solo intacta.
Nutracêuticos: todo alimento que, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde, sendo que estes benefícios dependem dos ingredientes contidos nas formulações. Basicamente são divididos em fibras alimentares, proteínas, vitaminas, antioxidantes, e minerais dentre outros.
E para auxiliar na redução do peso devo consumir um alimento diet ou light?
Diet: são alimentos que possuem uma formulação especial para atender as pessoas que têm uma disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como exemplo, os diabéticos. Neste caso não há necessidade que o produto seja menos calórico. Exemplos: chocolates, biscoitos, sucos, doces em geral.
Light: são todos os alimentos que possuem redução de, no mínimo, 25% de algum componente de sua formulação, seja gordura, açúcar ou sal (sódio), sendo ideal para determinadas dietas, principalmente para emagrecimento. Exemplos: sal light, doces e sucos.
ATIVIDADE  DE SALA
·         Em dupla:
ü  Elaborar 05 dicas para manter uma vida saudável.
ü  Responder a pergunta: Qual a importância de uma boa alimentação?
PARA CASA
·         Pesquisar sobre o valor dos alimentos, suas vitaminas  e como agem no organismo. Organizar uma tabela das vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário