terça-feira, 12 de junho de 2012

É DIA DE PROVA


          Todos os presentes guardam silêncio absoluto, olhos fixos em você, sofrendo por antecipação. A tensão no ar é tanta que poderia ser cortada com uma faca. Você quase pode ouvir as dezenas de corações batendo descompassadamente. Uns poucos tentam parecer alheios a tudo, refugiando-se em anotações, livros e cadernos, mas no fundo, não conseguem absorver nada do que está escrito ali.
          Teste. Bimestral. Dissertação. Redação. Avaliação. Ah, são tantos nomes, mas não importa. A apreensão que eles trazem a seus alunos é sempre a mesma. Cria-se um ambiente em que tudo pode acontecer. Desde um aluno, escoladíssimo, conseguir colar com a maior cara-de-pau, sem despertar nenhuma suspeita, até uma discípula resolver a prova rapidamente, achar que "não é possível, devo ter respondido algo errado", e substituir todas as respostas certas por erradas.
            E são dezenas de cabeças concentradas sobre papéis, numa luta contra dez questões impiedosas. Ali, joga-se o futuro. Sim, porque quando se tem poucos anos de vida, o futuro pode ser resumido numa viagem ao Beto Carreiro "se você passar direto". E, ao se colocar a folha na mesa do professor, a angústia não acaba. É hora da correção do corredor. O que você respondeu na 5? A 9 era verdadeira ou falsa? Crescem as dúvidas, num suspense que só acaba bem ou mal quando o professor dá a nota.
          Se para o aluno a situação é difícil, para o professor é muito mais. É você que deve procurar a melhor maneira de avaliar os alunos, sem cometer injustiças. O teste, portanto, deve ser montado de maneira que verifique realmente, o que ele aprendeu da matéria, e não somente o que ele decorou. Deve-se levar em conta que os alunos possuem diferentes tipos de inteligência, e que nenhum pode ser prejudicado por um tipo de avaliação que privilegie apenas um tipo de pensamento.
          Além de se preocupar com tudo isso, o professor também deve montar uma prova clara, sem questões que levem a interpretações subjetivas a não ser que queira se desgastar com reclamações e revisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário