domingo, 3 de junho de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres

MODALIDADES ESPORTIVAS

Hóquei em campo
                 
                O jogo foi "criado" pelos ingleses em finais do século XIX (embora a tradição remonte a sua origem à Pérsia de há alguns milênios). Por isso o esporte logo se popularizou nas colônias britânicas, em meados do século XX, mesmo sendo proibido por interferir no treinamento dos arqueiros, responsáveis pela defesa nacional. De fato, Índia e Paquistão foram, até os anos 70 do século passado, as grandes potências do hóquei (no campo, para os portugueses; na grama, para os brasileiros). Mas hoje o esporte é popular  nos  cinco  continentes  e  se  considerarmos  que  ele  é  também  esporte feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Países Baixos,  AustráliaArgentinaChina  e  Alemanha.
                O hóquei em campo estreou no programa olímpico nos Jogos de 1908 em Londres. A primeira equipe campeã foi a equipe da Inglaterra, que jogou a final contra a Irlanda (na época também parte do Reino Unido). O hóquei ficou de fora nas edições de 1912 em Estocolmo e Paris 1924. O desporto regressou de vez ao programa olímpico nos Jogos de 1928 em Amsterdã. Nos quarenta anos seguintes, o torneio olímpico de hóquei em campo foi ganho pela Índia e pelo Paquistão, incluíndo seis medalhas de ouro consecutivas para a equipe indiana.
                O evento de senhoras estreou nos Jogos de Moscovo em 1980, com a vitória do Zimbábue. Os Países Baixos são a nação com mais medalhas no torneio olímpico do hóquei em campo feminino.
Uma partida de hóquei em campo consiste de dois tempos de 35 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível. Osgols são marcados quando a bola, que sópode ser tocada com o lado plano do stick, atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).

O taco
                O taco é geralmente feito de madeira ou fibra de carbono. Os sticks podem pesar até 7374 gramas, variando de comprimento, tipo de construção e curvatura de acordo com a preferência do jogador.

A bola
                A bola feita de qualquer tipo de material, com uma circunferência entre 224 e 235mm e pesa entre 156 e 163 gramas.

O campo
                O campo tem 91,40 metros de comprimento e 55 metros de largura, dividido por uma linha central e com uma outra a 23 metros de cada linha de fundo. O gol tem 2,14 metros de altura e 3,66 metros de largura.

Regras
             Uma característica única do hóquei em campo é a regra de obstrução. Na maioria dos outros esportes proteger a bola com o corpo não só é permitido como faz parte da estratégia do jogador. No hóquei sobre grama, no entanto, proteger a bola com o corpo só é permitido quando a bola está em movimento. Desta forma todos os jogadores têm a mesma chance de ter o controle da bola, quando há um drible ou um passe.
             Outras infrações incluem tocar a bola com alguma parte do corpo (somente ao goleiro é permitido tocar a bola com as mãos ou aspernas), usar o stick de maneira perigosa e lançar a bola perigosamente na direção de algum jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário