domingo, 8 de julho de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres

MODALIDADES ESPORTIVAS

Taekwondo 
É uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.
A arte marcial surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coreia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais.
§  "Tae" (Pés)
§  "Kwon" (Mãos)
§  "Do" (Caminho/Mente)
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes.  

Juramento do Taekwondo:

Nós como membros, treinamos nossos espíritos e corpos de acordo com as regras prescritas. 
Nós os praticantes, estamos unidos numa amizade mútua. Nós como praticantes, cumpriremos os regulamentos e obedeceremos aos instrutores e aos mais graduados.
§  Respeitar meu país e suas leis,
§  Obedecer os principios do taekwondo,
§  Usar para o bem tudo o que aprender,
§  Respeitar meu instrutor e colegas,
§  Honrar meu nome e de meus pais,

Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:
Espírito Taekwondo
§  Cortesia
§  Integridade
§  Perseverança
§  Auto Domínio
§  Espírito Indomável

Nenhum comentário:

Postar um comentário