quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A ESCOLHA DAS ATIVIDADES


A escolha das atividades a serem propostas, em todas as áreas do ensino, define a dinâmica e a produtividade em sala de aula. É o conjunto das situações didáticas que vai garantir, no dia-a-dia, a motivação, o envolvimento e a aprendizagem do grupo.

Podemos pensar em alguns critérios para a escolha de atividades. Para contribuir na definição desses critérios, utilizaremos, aqui, aqueles propostos por A. Raths (1973), tidos no meio educacional como eficazes para avaliar as atividades de ensino. São eles:

1. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se permite ao aluno tomar decisões razoáveis de como desenvolvê-la e ver as consequências de sua escolha.
2. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se atribui ao aluno um papel ativo em sua realização.
3. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se exige do aluno uma investigação de ideias, processos intelectuais, acontecimentos ou fenômenos de ordem pessoal ou social e o estimula a comprometer-se com ela.
4. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se leva o aluno a interagir com sua realidade.
5. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se pode ser realizada por alunos de diversos níveis de capacidade e com interesses diferentes.
6. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se obriga o aluno a examinar, num contexto novo, uma ideia, conceito, lei etc. que já conhece.
7. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se obriga o aluno a examinar idéias ou acontecimentos que normalmente são aceitos pela sociedade.
8. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se coloca o aluno e quem ensina em uma posição de êxito, fracasso ou crítica.
9. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se obriga o aluno a reconsiderar e revisar seus esforços iniciais.
10. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se leva a aplicar e dominar regras significativas, normas ou disciplinas.
11. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se oferece ao aluno a possibilidade de planejá-la, com outros, participar de seu desenvolvimento e comparar os resultados obtidos.
12. Em iguais condições, uma atividade é preferível a outra se é relevante para os propósitos e interesses explícitos dos alunos.

O que Raths propõe é que pensemos a escolha das atividades levando em conta uma ação ativa dos alunos, de modo que possam interagir com os desafios e problemas que essa situação ou atividade faça suscitar, articulando o novo com aquilo que sabem e indo além desse, atuando de forma crítica e ampla.

Escolhemos alguns exemplos de tipos interessantes de atividades, sabendo que a partir deles, muitos outros surgirão:

1. Para acionar conhecimentos, já adquiridos:
_ em algumas regiões do Brasil, o plantio do café é feito da seguinte forma: alterna-se uma muda de café com outra de uma raiz, normalmente mandioca. Na sua opinião, por que isso é feito?
_ a lista abaixo traz o itinerário de alguns ônibus de transporte coletivo, marque aqueles que você conhece.
_ como posso descobrir, de forma rápida, a quantidade de pães que deve ser comprada para o lanche do noturno (ou da nossa classe)?
_ você acha correto colocar fogo num determinado local para poder plantar nele depois? Que tipos de problemas podemos ter usando essa técnica?
_ escreva um bilhete para seus familiares avisando que pretende visitá-los nas férias.
_ por que existe o desemprego? Quais suas consequências para as pessoas e para o nosso país?

2. Atividades para aprender:
_ apresentar duas soluções para um mesmo problema, sendo uma correta
e outra não. Pedir para que os alunos marquem a solução correta e expliquem por que a outra não está.
_ ler um texto marcando as informações necessárias para saber sobre um determinado assunto, ou para responder a algumas questões.
_ produzir um texto, carta ou panfleto sobre assunto já conhecido.
_ revisar textos escritos.
_ experimentar uma nova estratégia de cálculo.
_ opinar (oralmente ou por escrito) a respeito de um filme, de uma notícia, um acontecimento no bairro, cidade ou país.
_ elaborar e discutir questões para fazer uma entrevista (com o diretor do posto de saúde, o prefeito, um escritor).
_ ler diferentes versões de uma mesma história e compará-las quanto a semelhanças e diferenças.
_ descobrir as diferenças entre os preços de dois supermercados.

3. Atividades para sistematizar conhecimentos:
_ pontuar um trecho de um texto conhecido.
_ revisar o texto produzido por um colega de classe.
_ escrever um texto de determinado tipo, respeitando suas características básicas (uma quadra, uma notícia, uma receita, um texto informativo).
_ escrever um texto defendendo uma ideia, combatendo outras.
_ calcular os gastos para um lanche coletivo na escola.
_ completar lacunas: num texto ou numa lista de palavras (olhando, neste caso, para as questões ortográficas).
_ confeccionar um panfleto, a primeira página de um jornal, um índice, etc. (desde que o jornal e o panfleto tenham sido bastante explorados pelos alunos).
_ interpretar e comentar os dados de um gráfico.

Estes são apenas alguns exemplos de atividades e todas fizeram parte de uma sequência de situações didáticas, nas quais os alunos puderam aprender um novo conteúdo.

A partir do trabalho em cada área e com seu grupo, o professor pode planejar as atividades mais adequadas para cada um dos momentos de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário