sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DINÂMICA


ALFABETO DINÂMICO
OBJETIVO
Demonstrar a importância da ação coletiva e organizada no que diz respeito à conservação ambiental, assim como demonstrar a interdependência dos elementos do meio ambiente. Reforçar a necessidade de trabalho em grupo, identificando papéis e posturas diferentes (diversidade).
PÚBLICO-ALVO
Participantes com faixa etária acima de 7 anos – grupos de no máximo 30 pessoas.
MATERIAIS
Cartões de cartolina de 30 x 30 cm com letras desenhadas conforme definição de uma frase pelo monitor. Os cartões deverão ter um barbante na parte superior para colocação no pescoço dos participantes.
 MÉTODO
  • O monitor deverá previamente escolher uma frase para escrever cada letra em um cartão. A frase deverá estar relacionada a temática a ser trabalhada, (exemplos: Nós fazemos parte do meio ambiente. Somos responsáveis pelos nossos rios. O equilíbrio do ambiente depende da ação consciente de todos.) e deve conter o número de letras conforme o número de participantes;
  • Cada participante pega um cartão e o coloca no pescoço com a face em branco virada para frente;
  • Em círculo, todos devem virar seus cartões;
  • O monitor diz apenas que os participantes devem em um curto período de tempo construir uma frase;
  • Após a construção, sentados em círculo conforme estabelecido pela frase, o monitor deverá escutar os comentários, relacionando a atividade com a necessidade de mobilização, participação e organização das pessoas nas questões de preservação e conservação ambiental. Assim como, relacionar a vivência com o equilíbrio existente na natureza, reforçando conteúdos de interdependência de todos os elementos do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário