quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TRABALHANDO COM TEXTO - ÁGUA



ÁGUA, Um recurso cada vez mais ameaçado.

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra. No organismo humano a água atua, entre outras funções, como veículo para a troca de substâncias e para a manutenção da temperatura, representando cerca de 70% de sua massa corporal. Além disso, é considerada solvente universal e é uma das poucas substâncias que encontramos nos três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. É impossível imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ela.
Os alimentos que ingerimos dependem diretamente da água para a sua produção. Necessitamos da água também para a higiene pessoal, para lavar roupas e utensílios e para a manutenção da limpeza de nossas habitações. Ela é essencial na produção de energia elétrica, na limpeza das cidades, na construção de obras, no combate a incêndios e na irrigação de jardins, entre outros. As indústrias utilizam grandes quantidades de água, seja como matéria-prima, seja na remoção de impurezas, na geração de vapor e na refrigeração. Dentre todas as nossas atividades, porém, é a agricultura aquela que mais consome água – cerca de 70% de toda a água consumida no planeta é utilizada pela irrigação.
A ameaça da falta de água, em níveis que podem até mesmo inviabilizar a nossa existência, pode parecer exagero, mas não é. Os efeitos na qualidade e na quantidade da água disponível, relacionados com o rápido crescimento da população mundial e com a concentração dessa população em megalópoles, já são evidentes em várias partes do mundo. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que quase metade da população mundial (2,6 bilhões de pessoas) não conta com serviço de saneamento básico e que uma em cada seis pessoas (cerca de1,1 bilhão de pessoas) ainda não possui sistema de abastecimento de água adequado. As projeções da
Organização das Nações Unidas indicam que, se a tendência continuar, em 2050 mais de 45% da população mundial estará vivendo em países que não poderão garantir a cota diária mínima de 50 litros de água por pessoa. Com base nestes dados, em 2000, os 189 países membros da ONU assumiram como uma das metas de desenvolvimento do milênio reduzir à metade a quantidade de pessoas que não têm acesso à água potável e saneamento básico até 2015.
Mesmo países que dispõem de recursos hídricos abundantes, como o Brasil, não estão livres da ameaça de uma crise. A disponibilidade varia muito de uma região para outra. Além disso, nossas reservas de água potável estão diminuindo. Entre as principais causas da diminuição da água potável estão o crescente aumento do consumo, o desperdício e a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura.


     I.        Após a leitura do texto, fazer um questionamento oral;

Consumo Sustentável da Água

• Para que serve a água?
• De onde vem a água utilizada na escola?
• De onde vem a água que a sua família utiliza (rio, lago, poço ou cisterna)?
• Onde a água é armazenada em sua casa?
• Existem problemas frequentes de falta de água em sua casa? Em caso afirmativo: o que faz sua família nos momentos em que há falta de água?
• O que acontece na sua rua quando chove?
• Você gosta de beber água? Quantos copos de água você bebe por dia?
• O que acontece na sua comunidade com as águas servidas (água do tanque, banho, das pias da cozinha e do banheiro) e o esgoto (da privada)? São coletadas? Quem é responsável pela coleta? Recebem algum tipo de tratamento? São jogadas onde (diretamente nas ruas, nos rios ou no mar)? Quais são as consequências disso?
• Em que medida as águas servidas e os esgotos não tratados podem prejudicar a sua saúde e a de sua família?
• Quais são as principais fontes de contaminação da água?

As informações recolhidas podem ser sistematizadas em conjunto com os alunos: Divida os alunos em grupos. Cada grupo se encarregará de responder e sistematizar suas respostas em uma grande folha de papel (de forma a facilitar a leitura por todos). Em seguida, cada grupo apresenta seus resultados para a classe. Ao mesmo tempo em que os resultados do questionário são analisados pelo conjunto, você pode acrescentar informações importantes sobre os recursos hídricos.

Explique, por exemplo:
• que a água é um recurso finito;
• que os seres humanos dependem da água para sobreviver;
• o motivo pelo qual se consome muito mais água hoje do que há 100 anos;
• quais as fontes de contaminação da água;
• quais são os riscos da utilização de água poluída para a nossa saúde;
• os problemas que a poluição da água pode trazer para o meio ambiente.

2 comentários:

  1. amei,muito bom esse texto a professora gostou muito, muito boom,boom mesmo legal ate me ajudou na prova. obrigada agora so vou fazer pesquisa nesse site.

    ResponderExcluir