segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO


Desde 1966 comemora-se em 29 de outubro o Dia Nacional do Livro. A escolha da data é uma referência à transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, ocorrida em 1810, e reconhecida como o embrião da Biblioteca Nacional. 

O primeiro livro impresso no Brasil foi Marília de Dirceu, de autoria do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, publicado em 1812. Na época, D. João VI – que havia criado a Imprensa Régia – fazia uma leitura prévia a fim de liberar ou não o conteúdo, exercendo a função de censor.

A Real Biblioteca, no entanto, permaneceu fechada ao público até 1814 e para consultar o seu acervo era necessário pedir autorização. Em 1925, o escritor e editor Monteiro Lobato, autor de Jeca Tatu e Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, iniciando o setor editorial brasileiro.

Políticas Públicas
O Ministério da Cultura, por meio de suas Secretarias e instituições vinculadas, mantém uma política pública para o segmento do Livro, Leitura e Literatura.
Vêm sendo desenvolvidas diversas ações para o desenvolvimento do setor no país como, por exemplo, o programa de implantação de bibliotecas públicas, além de editais e premiações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário