domingo, 21 de outubro de 2012

AFINAL O QUE É O HORÁRIO DE VERÃO?



É uma prática adotada em vários países do mundo para economizar energia elétrica. Decreto 6.558/2008  que dispõe sobre o horário de verão, alterado pelo Decreto 7.584/2011, estabeleceu períodos fixos para início e término a partir de 2008, bem como as regiões abrangidas pela mudança.
A medida consiste em adiantar os relógios em uma hora durante o verão nos lugares onde, nessa época do ano, a duração do dia é significativamente maior que a da noite.
Com isso, o momento de pico de consumo de energia elétrica, que é das 17 as 22 horas, é retardado em uma hora. Usado várias vezes no Brasil no decorrer do século XX, o horário de verão é retomado a partir de 1985.
O horário de verão vigorará a partir de 00h00min (zero hora) do dia 21 de outubro de 2012 até 00h00min (zero hora) do dia 17 de fevereiro de 2013. Nas seguintes regiões: Sudeste, Sul e centro-oeste.
A aplicação do horário de verão representará economia de R$ 280 milhões no período 2012-2013, segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão diz respeito à redução de contratação de valores junto às usinas geradoras termelétricas.
O horário de verão é um assunto bastante polêmico, gerando bastante controvérsia e possui defensores tanto do lado de quem quer que ele continue como do lado de quem acha uma insensatez.

Após a leitura do texto, responda:

1)    Qual o objetivo do horário de verão?

2)   Em que consiste o horário de verão?

3)   Quando começou e quando terminará?

4)   Quais as regiões que adotaram o horário de verão?

5)   Com essa medida, de quanto será a economia?

6)   Dê sua opinião sobre o horário de verão?

SUGESTÃO = PODE-SE FAZER UM DEBATE ENTRES OS ALUNOS OU UMA ENQUETE SOBRE A PARTE POLÊMICA DO HORÁRIO DE VERÃO E RELACIONAR OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MEDIDA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário