sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - VOCÊ SABIA?


Arroz
O arroz que comemos no dia a dia foi domesticado no sudeste da Ásia há cerca de 5.000 anos, e ainda hoje é o principal alimento daquele continente. Os índios tupis cultivavam, em tempos pré-colombianos, uma espécie de arroz selvagem, conhecido como abati-uaupé (milho d’agua), que nunca foi domesticado, mas ainda pode ser encontrado em alguns locais alagados do Brasil.
Estudos evidenciam que integrantes da expedição de Pedro Álvares Cabral, traziam consigo amostras de arroz. Na Bahia, em 1587, as lavouras arrozeiras já ocupavam grandes extensões de terras chegando, em 1745, ao Estado do Maranhão. Em 1766, a Coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Cultura do arroz
O arroz é um alimento de singular importância nutritiva e cultural, sendo, entre as espécies alimentícias, a que apresenta maior potencial para combater a fome do mundo. É o segundo cereal mais consumido, é saudável, nutritivo, e de fácil preparo, além de ser adaptado para o cultivo nas mais variadas regiões do Planeta. No Brasil é o acompanhante de quase todos os pratos da culinária. O mito de que arroz engorda tem sido superado pela população mundial, pois comparado a outros alimentos como batata frita, massas, salgadinhos industrializados, pipoca, sanduíches, bolachas recheadas e etc, este apresenta-se como um alimento saudável, rico em vitaminas e fibras e de valor calórico reduzido
.
Características nutricionais
􀂋 O arroz é responsável por 18% das calorias diárias necessárias para adultos.
􀂋 O grão de arroz contém pouco mais que ¾ de carboidratos, 7% de proteínas, 12% de água e, em menor quantidade, gordura, fibras, minerais e vitaminas.
􀂋 Não contém glutén, o que possibilita seu consumo por portadores de doença celíaca.
􀂋 Reações alérgicas ao arroz são praticamente desconhecidas.
􀂋 É de fácil digestão.
􀂋 Não eleva rapidamente o açúcar no sangue, podendo então fazer parte da dieta de diabéticos.

Fique por dentro

Arroz integral
Somente a casca é retirada e o arroz não passa pelo polimento, isto é, permanece com o grão intacto preservando suas características nutricionais tais como maior concentração de proteínas, carboidratos e gorduras (benéfica à saúde), fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e sais minerais (principalmente fósforo e potássio).

Arroz polido
É beneficiado, isto é, perde a casca e a película rica em nutrientes. É a base da alimentação do brasileiro, rico em carboidratos e pobre em proteínas.

Arroz parbolizado
Passa por tratamento térmico (água quente) quando ainda está com casca, o que permite a transferência dos nutrientes da casca para o interior do grão, por isto possui um valor nutricional maior que o arroz polido.

A mistura que dá certo
O arroz e o feijão, servidos juntos, se complementam, rendendo ao nosso organismo uma mistura de alto valor nutritivo e de fácil digestão. Esta combinação proporciona ao organismo todas as proteínas necessárias, podendo, eventualmente, substituir a carne bovina ou o frango no cardápio semanal. Para alguns pesquisadores, a combinação de feijão com arroz é uma expressão da sociedade brasileira, combinando o sólido com o líquido, o negro com o branco, resultando em um prato de síntese, representativo de um estilo brasileiro de comer. O mulato, tido como "o brasileiro", seria a própria mistura: nem o preto do feijão, nem o branco do arroz, um prato miscigenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário