quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO


O Dia Nacional da Alfabetização foi criado em 1966 para estimular reflexões e práticas em educação que envolvam a alfabetização! Já foi comprovado que a criança que se alfabetiza no 1º ano do Ensino Fundamental tem muito mais chances de sucesso em sua vida escolar! O dia 14 de novembro foi escolhido por ser a mesma data de criação do antigo Ministério da educação e Saúde Pública, em que uma das metas era promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.

Segundo a Constituição Brasileira, no artigo 205:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Não há desenvolvimento econômico e social sem educação: pesquisas mostram que a alfabetização constitui motor para a expansão econômica.

Existem diversos métodos para alfabetizar crianças, jovens e adultos. No Brasil, os mais utilizados são o método global e métodos tradicionais, como o alfabético-silábico e o fônico. Por outro lado, muitos alfabetizadores brasileiros, das redes pública ou privada, preferem a teoria do construtivismo como base para a alfabetização. Qual o melhor caminho para ensinar a ler e escrever?
Escolher um ou outro é uma opção cujo grau de dificuldade aumenta principalmente quando se depara com a enorme diversidade socioeconômica e cultural de um país como o Brasil.

Com as constantes mudanças na sociedade, com o fenômeno da globalização, das tecnologias da informação e da comunicação,  os currículos escolares necessitam de revisão e atualização para refletirem as necessidades reais dos estudantes, de forma a viabilizar um aprendizado adequado a cada realidade.


VALE LEMBRAR!
Atualmente foco na importância da Educação Infantil para o bom andamento do processo de alfabetização no Ensino fundamental. É obrigação do professor da Educação Infantil, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler. Desde o berçário devemos incentivar a leitura, falar sobre os livros, fazer comentários sobre o que foi lido,escrever pequenos textos!
A Alfabetização acontece de forma natural, às crianças aprendem a ler, lendo e a escrever, escrevendo! 

Claro que esse trabalho feito em uma sociedade letrada se torna mais fácil, digo isso pensando nas crianças que têm em casa o bom exemplo dos benefícios da leitura! Já os que não vivem cercados de "letras" precisam (e muito) da ajuda da escola. O professor acaba sendo o único transmissor do prazer pela leitura, é ele que vai levar seu aluno de origem mais humilde, sem livros em casa, com pais analfabetos a perceber a importância da leitura! Já vivenciei momentos de grande emoção ao ver pequenos leitores incentivando a leitura dos seus pais!

Quando o professor de Educação Infantil, valoriza e estimula a leitura de seus alunos, sem se preocupar em separar textos fáceis só porque eles ainda não sabem ler, eles já estão sendo estimulados! Ler e escrever se torna um desafio delicioso, todos ficam entretidos querendo descobrir o que está escrito! Saber que algo que falamos pode ser escrito é um grande passo para a alfabetização, acompanhar a leitura de textos que sabem de cor (músicas, parlendas e poesias) fazem com que o contato com a leitura se torne real e cada criança pode se colocar no papel de leitor, mesmo sem saber ler!

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