quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A cidade de Marechal Deodoro - Alagoas


É um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população em 2010 era de 45.590 habitantes de acordo com último censo realizado pelo IBGE. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió.
Os vilarejos que compõem Marechal Deodoro são Barra Nova, Massagueira, Praia do Francês e Ilha de Santa Rita. A Praia do Francês é um dos cartões postais mais conhecidos de Alagoas.
Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade.
A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente do Brasil nascido na cidade em 5 de Agosto de 1827.
Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Atualmente o IPHAN está restaurando as igrejas de Marechal Deodoro
A cidade de Marechal Deodoro tem como principais fontes de renda e geração de empregos as indústrias cloro químicas implantadas em seu distrito industrial a usina sucroalcooleira Sumaúma o artesanato a pesca e o turismo.
DADOS GEOGRÁFICOS
333,548 km²
45 994 hab. IBGE/2010
137,89 hab./km²
m
tropical

Economia

Turismo

Na cidade de Marechal Deodoro o turismo tem crescido muito nos últimos anos principalmente no litoral com a chegada de novos hotéis e pousadas na praia do Francês considerada uma das praias, mas belas do Brasil.
Atualmente no centro histórico e as demais áreas da cidade tem o turismo e a conservação do patrimônio histórico contemplados por muitos investimentos do governo federal como, por exemplo, os investimentos feitos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que vem restaurando os edifícios históricos da cidade e o Ministério do Turismo (MTur) que investiu em um projeto que irá transformar a cidade em um verdadeiro polo gastronômico e cultural com investimentos de cerca de 1 milhão de reais e também a orla lagunar que está sendo implantada no centro histórico as margens da laguna Manguaba com o orçamento de cerca de 5 milhões 353 mil 754 reais e 58 centavos.

Usina Sumaúma

Localizada em Marechal Deodoro a 32 Km de Maceió, é a segunda unidade em ordem cronológica do grupo Toledo. Preparada para moagem de 6.200 toneladas por dia, produz açúcares do Tipo VHP e Cristal e Álcool anidro, hidratado e refinado.

Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela

O Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela situa-se na Rodovia Divaldo Suruagy (AL-101), km 12, no distrito industrial de Marechal Deodoro.
Nos últimos quatro anos o polo cresceu mais de 50% com a instalação de novas empresas e com a ampliação das já instaladas como, por exemplo, a nova planta de PVC/MVC da Braskem com investimentos de aproximadamente 1 bilhão de reais maior investimento já feito pela empresa no Brasil que consolida o Estado de Alagoas como o maior produtor de PVC da América Latina e ainda está prevista no polo uma ampliação da área para abrigar as novas empresas que irão ser implantadas de cerca de 2 milhões de metros quadrado e também será feita pela prefeitura Marechal Deodoro a mudança do registro atual de zona rural para zona urbana.
Hoje o local que antes era ocupado pelo cultivo da cana de açúcar possui 17 empresas que, juntas, são responsáveis pela geração de 2.500 empregos diretos. Calculando-se os postos criados indiretamente, são 10 mil empregos, conforme dados da Associação das Empresas do Polo Industrial de Marechal Deodoro (Assedi-MD).


Nenhum comentário:

Postar um comentário