quinta-feira, 29 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL


Educação física infantil
A educação física infantil é vista pelas crianças como uma hora de diversão e brincadeiras, porém a educação física é uma forma de estimular a prática da atividade física no cotidiano das crianças, incentivando assim futuros adultos saudáveis. A educação física infantil com brincadeiras  traz muitos benefícios, como a melhora da coordenação motora e cognitiva das crianças, melhora na autoestima, estimulando a interação social entre os alunos, melhorando também o estado psicológico, prevenindo doenças como a depressão. A educação física também previne a obesidade infantil, doenças cardíacas e respiratórias.
Existem muitas opções de brincadeiras que podem ser inseridas no plano de aula de educação física infantil, vejamos.

Brincadeiras para educação física infantil

As brincadeiras nas aulas de educação física estimulam a atenção das crianças, confira algumas opções de brincadeiras para educação física infantil.

Toca do coelho


Essa brincadeira infantil é super divertida para educação física, estimula a coordenação motora e a interação social, já que é realizada em grupo. Para essa brincadeira, o professor deverá colocar bambolês no pátio da escola, duas crianças deverão ficar em cada bambolê, de forma que uma fique fora do bambolê. Quando o professor ordenar o início da brincadeira, as crianças deverão trocar de lugar, indo para outro bambolê, duas crianças em cada toca. Sempre sobrará uma criança que deverá sair da brincadeira.

Pega-pega diferente


Para realizar essa brincadeira infantil, o professor deverá dividir a turma em dois grupos, identificando-os com lenços coloridos. Quando o professor der a ordem para começar, os grupos deverão pegar uns aos outros, sendo assim a criança que for pega deverá esperar em lugar estipulado pelo professor na brincadeira. O grupo vencedor será o que apresentar o maior número de pessoas no final da brincadeira. Essa brincadeira infantil estimula a coordenação motora e a competitividade entre as crianças, muito propícia para aulas de educação física.

Arremesso


Brincadeiras assim estimulam os sentidos das crianças, assim como o senso de direção. Para realizar essa brincadeira nas aulas de educação física, o professor deverá fazer uma linha no chão utilizando um giz ou uma fita adesiva. Então as crianças deverão arremessar garrafas cheias de areia até o ponto estipulado pelo professor na brincadeira, o qual deverá calcular as distâncias dos arremessos e verificar qual criança arremessou mais longe, essa será a vencedora. Em sala de aula, o indicado é que o professor elabore um gráfico com as distâncias calculadas nas brincadeiras e explique aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário