domingo, 4 de novembro de 2012

O NOSSO RIO MUNDAÚ


É um rio que banha os estados de Pernambuco e Alagoas, no Brasil. "Mundaú" é um termo de origem tupi que significa "água de ladrão", através da junção dos termos mondá ("roubar") e 'y ("água"). O rio nasce na região metropolitana da cidade de Garanhuns, em Pernambuco e desemboca na Lagoa Mundaú, em Alagoas.

A bacia do Rio Mundaú possui uma área de 4 126 km², da qual 52,2 por cento no estado de Pernambuco e 47,8 por cento em Alagoas, banhando trinta municípios, metade dos quais em Pernambuco. Destes, quatro estão totalmente inseridos na bacia (Angelim, Correntes, Palmeirina e São João) e outros quatro têm a sede do município inserida na bacia (Caetés, Canhotinho,Garanhuns e Lagoa do Ouro). A outra metade dos municípios, localizados em Alagoas, dez possuem sede na bacia e nenhum está totalmente inserido.

No estado de Pernambuco, a bacia do Rio Mundaú limita-se ao norte com a bacia do Rio Una, ao sul com o estado de Alagoas e com o grupo de bacias de pequenos rios interiores 1 - GI1, a leste com a bacia do Rio Una e com o estado de Alagoas e, a oeste, com o grupo GI1 e com a bacia do Rio Una.

Nenhum comentário:

Postar um comentário