terça-feira, 27 de novembro de 2012

TEMA POLÊMICO


A morte
Um tema sobre o qual as pessoas não se sentem à vontade para falar é a morte. A fim de suavizar o desconforto que esse assunto pode causar, utilizam- se de variados termos para se referir à morte e à relação com a pessoa no exato momento do fim de sua existência.

Não é fácil lidar com algo que mexe não só com os sentimentos, mas, sobretudo com as expectativas que se nutrem ao longo da vida. A pessoa de fé, independentemente da denominação religiosa, carrega dentro de si perguntas que ainda não têm uma resposta definitiva. Muitas questões, porém uma certeza: no fim de tudo, Deus aí está. Enquanto não se chega ao fim da vida, vale a pena refletir sobre o lugar que os mortos ocupam neste mundo.

Na língua portuguesa, há diferentes palavras utilizadas para se referir à morte, bem como à pessoa morta. O sacerdote Antonio Silva, membro da congregação Padres e Irmãos Paulinos, apresenta a etimologia de alguns termos usados com frequência, porém sem que ninguém se dê conta de seu verdadeiro significado.

Ainda que se busque consolar alguém diante do falecimento de um ente querido, a morte é sempre removida da mente e das conversas da maioria das pessoas. Considerando que se trata de uma realidade da qual ninguém pode escapar, convém familiarizar-se com a morte e com tudo aquilo que lhe diz respeito, desde o vocabulário que a exprime até a busca de seus possíveis significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário