sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TRÊS DICAS PARA UMA SALA DE AULA PARTICIPATIVA


Algumas vezes, as aulas parecem se arrastar. Você tenta de tudo para conseguir a participação dos estudantes, mas nada. Uma das causas da apatia pode estar em seus alunos. Se eles não encontram nenhum ponto de contado entre si e com você e sua aula, se não sabem por que estão ali, bem, ninguém vai participar mesmo.

1 – Use o conhecimento dos alunos. Não é seu conhecimento que importa, mas o que eles sabem sobre aquele assunto. Assim, ligue sua matéria com algo palpável. Pode ser uma maneira de melhorar a precisão do chute para ensinar física, gastos com roupas e comidas para lecionar matemática e os grupos étnicos da cidade para falar sobre história e geografia.

2 – Inclua uma meta.  Procure dar-lhes motivos práticos. Português, por exemplo, é uma das coisas mais úteis para se prestar um concurso ou vestibular. Matemática e física os ajudam a organizar melhor o dia-a-dia e a ganhar tempo.

3 – Participar não é brigar nem concordar. Mostre a eles, desde cedo, que podem ter opiniões diferentes entre si e se expressar sem cair nos ataques pessoais e brigas. Isso vai estimular o debate uma vez que alguns alunos pensam que devem engolir tudo o que o professor diz. Com isso, preferem não dizer o que pensam e não participam. Estimule o debate civilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário