domingo, 18 de novembro de 2012

UNIÃO DOS PALMARES - TERRA DE ZUMBI

É um município brasileiro do estado de Alagoas. Cidade pólo da região da zona da mata alagoana, União dos Palmares é banhado pelo Rio Mundaú.
Localizado a cerca de 73 quilômetros da capital, Maceió, União dos Palmares faz parte da microrregião Serrana dos Quilombos, e faz limites com Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Branquinha e Joaquim Gomes.
Com uma população estimada em 62.358 (2010) e um território de aproximadamente 427 km², União é considerada uma das principais cidades de Alagoas, e é conhecida por ser "A Terra da Liberdade", já que foi nela, mais precisamente na Serra da Barriga, onde foi dado o primeiro grito de liberdade, por Zumbi dos PalmaresCidade rica em história e banhada pelo lendário rio Mundaú, foi nela que nasceu o poeta Jorge de Lima.
A economia do município tem as suas bases no binômio agricultura-pecuária, destacando-se, como um dos maiores produtores de cana-de-açúcar de Alagoas.
No setor industrial, o município conta com amplos recursos energéticos da usina hidroelétrica de Paulo Afonso, localizada no limite com o Estado da Bahia, sendo banhado pelo rio Mundaú e pelos riachos Macaco, Cana Brava e Riacho Seco.
Destaca-se, ainda, como um dos maiores produtores de banana do Estado, possuindo usina de açúcar e álcool, indústria de laticínios e plásticos, de cerâmicas em barro (olaria), piscicultura, suinocultura, avicultura (esta com as instalações mais modernas do país), seguido da pecuária que contribui de maneira relevante para a economia do município.
Os principais eventos festivos são: A procissão do Mastro e o tradicional bloco Os Carroceiros do Amor, a Festa da Padroeira, Santa Maria Madalena (Janeiro e início de Fevereiro), a Festa do Milho (Junho, coincidindo com as populares festas juninas), a Festa da Consciência Negra (20 de Novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares) e a Corrida Palmarina do Jumento Alagoano (Último domingo de Dezembro).
A Serra da Barriga, principal palco do famoso Quilombo dos Palmares, hoje declarada Patrimônio Histórico do Brasil, está a cerca de 6 km da sede do atual município de União dos Palmares.

Por ser a terra natal de Jorge de Lima, o príncipe dos poetas alagoanos, dedica um museu à sua memória, a Casa Jorge de Lima. Outro museu a ser visitado é a Casa de Maria Mariá, instalado na antiga residência da historiadora Maria Mariá de Castro Sarmento, onde se pode encontrar variedades de objetos que refletem a vida na zona da mata alagoana. Vale salientar, também, a presença da comunidades quilombolas remanescentes Muquém, a 5 km do centro da cidade, onde se pode encontrar artesanato variado produzido pela comunidade quilombola que ali vive.




Um comentário: