segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O ARREDONDAMENTO DE NOTAS

É importante ou não é? Ela faz parte da avaliação que o professor deva fazer caso necessite, isto porque ela faz parte da avaliação informal que dá grande flexibilidade de julgamento ao professor, devendo ser praticada com responsabilidade. Por que ela consiste em o professor pode aumenta-las ou diminuí-las segundo critérios por ele definidos e nem sempre explicitados. Além disso, esses critérios costumam ser diferentes para cada aluno. Esse arredondamento é feito com base na avaliação informal. Quando o arredondamento é feito para aumentar a nota, os argumentos usados costumam ser mais ou menos assim: o aluno é organizado, frequente, bonzinho, faz os deveres de casa. Por outro lado, o arredondamento é feito, também, para diminuir a nota, usando-se justificativas do seguinte tipo: o aluno é desobediente, conversador, não faz as atividades, chega atrasado, é preguiçoso. São argumentos advindos da avaliação informal. É preciso deixar claro que a avaliação informal é muito importante e pode ser uma grande aliada do aluno e do professor, se for empregada adequadamente, isto é, para promover a aprendizagem do aluno. Um argumento a seu favor é que ela acontece em ambiente natural e revela situações nem sempre previstas, o que pode ser altamente positivo, se soubermos tirar proveito dela e se não a usarmos de forma punitiva. O professor atento, interessado na aprendizagem do seu aluno e investigador da realidade pedagógica procurará usar todas informações advindas da informalidade para cruzá-las com os resultados da avaliação formal e, assim, compor a sua compreensão sobre o desenvolvimento de cada aluno.

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