domingo, 31 de março de 2013

31 DE MARÇO - Dia da Saúde e Nutrição



O Dia da Saúde e da Nutrição é uma data comemorativa criada no Brasil para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.
Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.
Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a consumir mais alimentos naturais e frescos. A atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.
É comum ver, nos meios de comunicação, diversas? Soluções mágicas? E dietas ditas milagrosas, prometendo perda ou ganhos de peso quase instantâneos. Na maioria dos casos, estas dietas são regimes que podem prejudicar a saúde. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, que são fundamentais ao bom funcionamento do organismo. Nenhum alimento específico pode dar conta sozinho de fornecer todos os nutrientes necessários ao nosso corpo, por isso a importância de se ter uma dieta variada e equilibrada.


Confira algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação:

- Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões
- Beba água diariamente
- Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro
- Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico
- Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico
- Durma pelo menos 8h num período de 24h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário