sábado, 30 de março de 2013

AS SETE SAÚDES DO PROFESSOR



01)-Saúde físico-mental: O Professor tem que andar rotineiramente e com prazer, fazer exercícios orientados, caminhadas sadias, relaxar da correria rotineira, cotidiana, viajar sempre que possível, passear aproveitando a caminhada, talvez fazer yoga, procurar alimentar-se bem, procurar dormir tranquilo, fazer terapias se preciso for, para segurar o árduo batente do trabalho pesado em duas ou mais escolas.

02)-Saúde Familiar:O Professor tem que ter um estabelecimento residencial muito além de um simples endereço residual com número ou código de área, uma casa gostosa pra chamar de sua, um pacífico lar doce lar, pois o habitat de um ser humano é quase a sua pele vivencial mesmo, procurando morar razoavelmente bem, em espaço tranquilo.

03)-Saúde Financeira: O Professor tem que saber gastar, poupar, economizar, pesquisar preços, saber sacar abusos midiáticos na área consumista, evitar gastos desnecessários, mas, ainda assim - que a profissão seja uma espécie de missão - procurar na medida do possível estar fazendo o que gosta nesse campo de trabalho, pois na verdade nunca vai ganhar bem como deveria e precisa.

04)-Saúde Social: O Professor é um ser social (Kant), como o é um animal político (Sócrates), portanto deve saber mais do que ninguém cultivar amigos de qualidade, ótimos seres humanos principalmente, de preferência frequentar um clube para espairecer, ter um convívio sócio-familiar de qualidade, participativo socialmente falando também fora da sala de aula e da unidade escolar.

05)-Saúde Intelectual: O Professor pensa, logo é docente, logo existe por esse afazer, multiplica a informação, reproduz a ciência, pesquisa a dúvida, domina a técnica salutar, é politizado porque vota bem e certo, precisa ler jornal todo dia, ler ótimos livros – a melhor pedagogia é o exemplo – fazer cursos o tempo todo, ficar atualizado e atuante, ir ao cinema curtir novidades, ouvir boa música, assistir palestras de novas metodologias e técnicas instrumentais para a docência contemporânea.

06)-Saúde Espiritual: Sim, o homem tem razão, mas tem alma, logo é um ente espiritual, imagine-se então um Professor que é Educador, Mestre, referencial de qualquer meio, precisa estar cuidando da alma, não necessariamente só pelo viés de uma igreja – ama a teu próximo como a ti mesmo, diz a filosofia dos evangelhos – mas ter a consciência tranquila e a fé em Deus, a sensação do dever cumprido, de ter dado o melhor de si, de ter feito o seu melhor.

07)-Saúde Profissional: E, por fim, o Professor tem que estar afinado com a cultura, as artes em geral e principalmente as áreas de sua matéria-conteúdo, estar sempre alerta e reflexivo – estudar sempre como em qualquer profissão – buscando se especializar em múltiplas didáticas, programar aulas variadas, gostosas – o aluno tem direito a isso – trocar ideias com colegas.
Professor, caia na real, respire, não pire. Relaxe, não ache. Medite, não dite. Abrace, não force; você é o mais importante átomo do todo que é o universo, se aceitou essa obrigação, não se desgaste, nem brigue, obrigue-se, odeie o ódio, refaça o fácil, não reclame, ame, faça de sua vida uma tábua de esmeraldas, afinal, somos todos Anchietas nessa seara de formadores de opinião.

O sucesso de todo grande profissional realizado
É porque teve um ótimo professor lado a lado...
Saúde, Professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário