domingo, 10 de março de 2013

LIBRAS - Organizando a rotina


Lembre-se que grande parte das crianças surdas chega à escola sem uma língua constituída. Cabe ao professor planejar e organizar situações didáticas criando oportunidades para o aluno usar e refletir sobre a Libras nas diferentes práticas de linguagem presentes em seu dia a dia: roda de conversa, relato, recado, regras de jogos, brincadeiras entre outras, são atividades que propomos neste trabalho. O início do ano é o período propício para conhecer os colegas, o professor, a equipe de funcionários que trabalham na escola e o espaço físico da unidade escolar.
Esse período é repleto de novidades: amigos novos, descoberta dos espaços físicos da escola, contato com surdos mais velhos, construção do vínculo com o professor, regras da sala de aula, entre outras.
As séries iniciais constituem uma forte referência para o aluno. Cabe ao professor capturar o desejo do aluno em participar das atividades, levando-os a acreditar que são capazes de realizá-las.
Cabe lembrar que o papel do educador é fundamental para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do aluno. O professor é o mediador entre o sujeito e a construção do seu conhecimento.
É na escola, por meio das relações discursivas, que a criança aprende a circular socialmente na cultura, se apropria da língua e do saber. É na relação com o outro que o aluno se dá conta que as suas ações passam a ter significado tanto para ele como para o outro. A duração das aulas não está especificada, pois pode variar dependendo dos objetivos propostos para cada grupo.

RODA DE CONVERSA
Na roda de conversa, o professor inicia o turno comunicativo por meio de perguntas. Introduz as interrogativas: o que, quem, onde, quando e por quê. As temáticas da roda de conversa podem ser desencadeadas por diferentes situações e vivências trazidas pelos alunos: atualidades que os afetam diretamente, os aniversários, datas comemorativas, experiências vividas.

Objetivos
Assegurar o olhar e a atenção do aluno.
Estabelecer o diálogo com o grupo.
Ampliar o repertório na Libras.
Perceber os diferentes turnos na comunicação (momentos de entrada no discurso).
Descrever pessoas, objetos e espaços físicos.


O foco do professor será a relação discursiva na sala de aula, (a troca de informações e experiências entre os alunos) o uso e a fluência na língua de sinais. A criança aprende a língua na interação com o outro.


Na relação discursiva, é necessário evidenciar:
Pronomes pessoais (eu, ele, ela, nós) e possessivos (meu, seu, nosso).
Advérbios de tempo (hoje, ontem, amanhã).
Pronomes interrogativos (Quem? Quando? Onde? Por quê?).
Dias da semana.
Espaços da escola (parque, quadra de educação física, sala de leitura, sala de informática, sala de aula, refeitório).

Encaminhamento
A roda de conversa é uma atividade permanente, diária ou semanal ao longo do ano, dependendo dos objetivos propostos para o grupo. Ela pode ser realizada no início da semana, durante uma aula, para que todos tenham acesso às informações dos colegas. Também pode ser realizada no decorrer da semana: reserve alguns minutos para aqueles alunos que quiserem contar alguma novidade.
Chame a atenção do aluno para a importância do olhar. Se o aluno não olha para o interlocutor, ele perde as informações do colega. Questione seus alunos – Onde? Quem? Por quê? Como? A que horas? –, para que o discurso fique claro para todos.

Sugestões de atividades
Faça, com o grupo, um crachá que o represente: (tire foto dos alunos e peça que decorem o seu crachá, por meio de colagem, pintura, etc).
Faça, na sala de aula, um mural com as fotos e os sinais que representam os alunos (utilize esse material, construído pelos alunos, para ler diariamente com o grupo os nomes dos amigos presentes e ausentes).
Crie com o grupo um cartaz com o mês dos aniversariantes. Coloque-o no mural da sala, para que os alunos acompanhem a sequência dos aniversários.
Coloque na porta da sala de aula uma foto do grupo para identificar a classe aos alunos.
Apresente o alfabeto digital, soletrando o nome dos alunos.
O alfabeto digital exposto na sala de aula auxilia o aluno a perceber a correspondência entre uma das representações da Libras (alfabeto digital) e a escrita.
Desenvolva atividade de conversação em Libras, apresentando aos alunos o uso do tempo nas atividades propostas pela escola: a rotina do dia.
Coloque no mural da sala de aula a organização da rotina do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário